Notícias em 16/06/2023

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral de Autoridade Marítima celebram protocolo de cooperação

HVFX | Gabinete de Apoio à Família

16/06/2023

Primeiro ano de atividade contou com mais de 5700 atendimentos

No primeiro ano de atividade, o Gabinete de Apoio à Família do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) já realizou 3159 atendimentos presencialmente com familiar/pessoa significativa e 2591 atendimentos por telefone, num total de 5750 atendimentos.

A funcionar todos os dias, desde 1 de junho de 2022, entre as 10 e as 18 horas, o Gabinete de Apoio à Família tem como objetivo garantir o direito à informação, ao familiar/pessoa significativa, sobre a situação clínica do utente que se encontra no Serviço de Urgência, desde que previamente autorizado.

No Gabinete de Apoio Familiar, o enfermeiro é o elo de ligação com a equipa de profissionais de saúde multidisciplinar e familiar/pessoa significativa do utente.

De acordo com o HVFX, durante este primeiro ano de funcionamento, o enfermeiro avaliou a situação do utente e do familiar/pessoa significativa (5750 atendimentos), promoveu 901 visitas entre familiares e utentes, estabeleceu contacto telefónico através de 291 chamadas entre familiares e utentes.

Neste período ainda foram encaminhados 77 casos para o Assistente Social do Serviço de Urgência.

Destaque para o número de atendimentos realizados no mês de maio que registou o maior registo mensal de atendimentos desde o início da atividade do Gabinete de Apoio à Família, com 650 atendimentos.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Nova aplicação móvel | MyCHOeste

15/06/2023

App do Centro Hospitalar do Oeste visa facilitar comunicação com utentes

A nova aplicação do Centro Hospitalar do Oeste “MyCHOeste” já está disponível para os utentes das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras. Trata-se de uma ferramenta de modernização administrativa, para utilização em smartphones e tablets, que oferece um conjunto de funcionalidades que têm como objetivo aproximar, facilitar e poupar tempo ao utente, quando este necessita interagir com o CHOeste.

De acordo com o CHOeste, através desta aplicação, o utente poderá efetuar pedidos de marcação de consultas subsequentes, pedidos de remarcação e cancelamento de consultas; requerer pedidos de informação clínica e atestado multiusos; consultar as taxas moderadoras em dívida; obter declarações de presença; receber notificações relativas ao acompanhamento de utentes que estão no serviço de urgência; consultar informações sobre a instituição (notícias, etc.); e preencher inquéritos de avaliação da satisfação.

Os utentes podem descarregar gratuitamente a aplicação MyCHOeste através do Google Play (para dispositivos Android), através da App Store (para dispositivos Apple) ou através do link (https://gtbox.us/choeste). O registo na aplicação poderá ser realizado com o número de utente do SNS e número de telemóvel.

A aplicação “MyCHOeste” integra um conjunto de iniciativas de apoio à modernização e capacitação da administração pública (SAMA2020), inserida no projeto “CHO’NNECT”, que visa contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados, aproximando os utentes da instituição.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

Para saber mais, consulte:

CHOeste > Notícias


Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral de Autoridade Marítima celebram protocolo de cooperação

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16-06-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral de Autoridade Marítima (DGAM) celebraram, dia 14 de junho, nas instalações da DGAM, em Lisboa, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento e determinação de um conjunto de indicadores que permitam o estudo estatístico dos acidentes e incidentes em contexto marítimo, de forma a otimizar a gestão de meios e assegurar a resposta adequada às ocorrências.

​Este protocolo tem como objetivo a partilha de informação para a caracterização, a frequência e distribuição de incidentes e acidentes na área de jurisdição da Autoridade Marítima Nacional, através da descrição de níveis e tendências e análise de fatores que determinam a ocorrência de incidentes e acidentes. Será ainda possível estimar a associação entre as características das ocorrências registadas com as condições marítimo/meteorológicas e a sazonalidade, com vista à emissão de alertas preventivos e ainda identificar indicadores para a elaboração de mapas de risco interativos.

O acordo entre as duas instituições foi assinado pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante João Dores Aresta, e pelo Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida. O INSA, através do seu Departamento de Epidemiologia, será responsável por propor à DGAM um protocolo científico que permita o desenvolvimento do estudo, assim como pela divulgação dos resultados obtidos através de conferências e publicações técnicas e científicas.

A Autoridade marítima é o poder público a exercer nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, traduzido na execução dos atos do Estado, de procedimentos administrativos e registo marítimo, que contribuam para a segurança da navegação, bem como no exercício de fiscalização e de polícia, tendentes aos cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis nos espaço marítimos sob jurisdição nacional, sendo a Direção-Geral de Autoridade Marítima o serviço responsável pela direção, coordenação e controlo das atividades exercidas pelos seus órgãos e serviços neste âmbito.