Notícias em 14/08/2023

prevenir afogamentos

SNS promove intercâmbio clínico

14/08/2023

Grupo Saudita inicia transplantação pulmonar em parceria com o CHULC

O grupo King Abdulaziz Medical City-Central Region (KAMC), da Arábia Saudita, estabeleceu uma parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) para intercâmbio clínico e científico na área do transplante pulmonar. Ao abrigo do memorando de entendimento, iniciou-se no passado dia 7 de agosto um estágio observacional de duas semanas, que vai permitir a acreditação do programa de transplantação naquela unidade saudita.

A comitiva saudita, que se encontra a estagiar no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é composta por 11 profissionais, médicos e enfermeiros, e é liderada pelo enfermeiro João Dantas, que coordena o programa de transplantação cardíaca e pulmonar no KAMC. Do lado português, os responsáveis pela parceria são os médicos do CHULC Luísa Semedo, coordenadora da Unidade de Transplante Pulmonar, e Paulo Calvinho, coordenador cirúrgico da mesma unidade.

Saiba mais no Portal do CHULC


Campanha de sensibilização

14/08/2023
Não Há Desculpas para a Violência Doméstica

Governo lança campanha contra a Violência Doméstica

O Governo, através da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, lança hoje, 14 de agosto, uma campanha de sensibilização contra a Violência Doméstica sob o mote: «Não Há Desculpas Para a Violência Doméstica». A campanha foi lançada pela Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A campanha é multiplataformas e centra-se nas inúmeras (e repetidas) explicações que os agressores dirigem às vítimas para se desculpabilizarem dos atos violentos a que as submetem, levando a que em muitos casos as vítimas acabem por interiorizar que são as verdadeiras culpadas pelos comportamentos dos agressores e que, de alguma forma, os merecem ou até os provocam.

“O Governo assume como prioritárias as ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, tendo presente a particular vulnerabilidade das vítimas. Neste sentido, daremos continuidade às medidas de proteção às vítimas, designadamente no âmbito do apoio das estruturas de atendimento e de acolhimento, e de autonomização, apoio e reforço psicológico”, refere Isabel Almeida Rodrigues.

Em 2022 ocorreram, em Portugal, mais de 30.000 denúncias de violência doméstica. Já no primeiro semestre deste ano, foram registadas 14.863 ocorrências pela PSP e GNR. São muitos rostos, muitas vítimas e vários agressores. São milhares de desculpas diárias, sendo que se torna premente repetir vezes sem conta que, onde há uma vítima, há uma pessoa agressora.

A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) está presente em todo o país, sendo constituída por um conjunto de serviços e respostas de apoio, especializados e gratuitos. No 2º trimestre de 2023, a RNAVVD acolheu 1450 pessoas. Destas, 52% eram vítimas adultas (98% mulheres e 2% homens) e 48% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães).

Em Portugal, a violência doméstica é um crime público que deve convocar toda a sociedade para o seu combate e denúncia.

Assim, tal como alerta a campanha, para obter ajuda, denunciar ou pedir informações sobre violência doméstica, pode fazê-lo através do número de apoio – 800 202 148 ou da Linha SMS 3060– números gratuitos, disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Para mais dados sobre a violência doméstica em Portugal consulte o Portal da Violência Doméstica.

Para aceder à campanha na integra clique aqui.


Recomendações para prevenir afogamentos

14/08/2023
prevenir afogamentos

Conheça as recomendações do guia do SNS 24

No verão, a água é fonte de diversão e relaxamento, mas tem riscos quando não tomamos as devidas precauções. A maior parte dos acidentes acontece devido à má avaliação dos riscos, nomeadamente:

  • o estado do mar (em termos de corrente, vento, rebentação)
  • a profundidade dos locais de mergulho
  • a sobrevalorização das capacidades do nadador
  • a realização de desportos sem a devida proteção
  • o consumo excessivo de álcool ou de drogas ilícitas
  • a existência de doenças debilitantes

A forma mais eficaz de prevenção do afogamento é o controlo do acesso à água. Ou seja, a prevenção implica eliminar ou minimizar as causas que podem causar os afogamentos e que se podem controlar.

A saber:

  • frequentar praias vigiadas e respeitar os sinais das bandeiras e as instruções dos nadadores-salvadores
  • cumprir as regras de segurança na praia e nas piscinas, sejam públicas ou privadas, e seguir as indicações dos nadadores-salvadores
  • em piscinas privadas, colocar uma vedação à volta e um trinco de fecho automático, de forma a impedir o acesso das crianças à água. Fazer o mesmo para o acesso aos poços e reservatórios de água
  • em espaços desconhecidos, inspecionar o local e tapar poços, tanques e depósitos de armazenamento de água com redes pesadas e nunca mergulhar, nem deixar as crianças mergulhar
  • vigiar as crianças:
    • sempre que se encontrem perto da água, estar atento às brincadeiras, colocar braçadeiras ou coletes àquelas que não sabem nadar
    • nunca confiar a segurança duma criança pequena a outra criança mais velha
    • não deixar as crianças irem atrás duma bola perdida
    • nunca deixar uma criança que ainda não é autónoma sozinha durante o banho, em casa, na praia ou na piscina
  • ensinar as crianças a nadar tão cedo quanto possível (as aulas de natação ajudam as crianças a saber nadar, boiar e a identificar situações perigosas)
  • na prática de desportos aquáticos e de atividades de recreio, usar sempre o colete de salvação e outros dispositivos de segurança
  • não entrar de repente na água, após longos períodos de exposição ao sol
  • evitar também refeições pesadas e bebidas alcoólicas e esperar três horas após a refeição, antes de entrar na água
  • verificar a profundidade da água, antes de mergulhar e se existem rochas ou obstáculos que possam causar traumatismo em caso de mergulho
  • evitar nadar sozinho, não se afastando demasiado e nunca nadar contra a corrente
  • dar a conhecer às pessoas próximas, sempre que for dar um passeio ou fazer uma caminhada dos possíveis perigos em rios e lagoas
  • se tiver uma cãibra, fora de pé, respirar fundo, colocar-se de costas e boiar até poder nadar para a margem

Conheça a campanha no Facebook

Saiba mais no Portal SNS24


INEM assiste 4.376 peregrinos nas JMJ

14/08/2023
inem balanco jmj

Emergência Médica assistiu peregrinos entre os dias 1 e 6 de agosto

Do total de 4.376 pessoas assistidas nos recintos da JMJ, apenas 153 (3,5%) necessitaram de observação ou cuidados adicionais em ambiente hospitalar. A este total acrescem ainda 253 pessoas assistidas com entrada via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), através do Número Europeu de Emergência – 112.

Das tipologias mais registadas destacam-se as relacionadas com o calor, nomeadamente desidratação, insolações, mas também traumatismos, indisposições e crises de ansiedade.

Saiba mais no Portal do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)


Novo recorde de transplantes

14/08/2023
Transplantação

Atividade nos primeiros seis meses de 2023

Nos primeiros seis meses do ano foram transplantados em Portugal 498 órgãos, um novo recorde da década, ultrapassando o anterior máximo registado nos primeiros seis meses de 2016 (476). Os dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) revelam que no primeiro semestre foram transplantados mais 133 órgãos (36,4%) do que no mesmo período de 2022, ano em que acabaram por ser realizados 814 transplantes no total, mais 15 do que em 2021.

Um dos marcos é ter sido já igualado o número de transplantes cardíacos feitos em 2022, com o 37º transplante de coração realizado no Serviço Nacional de Saúde no passado dia 10 de agosto.

Vários hospitais aumentaram atividade nesta área. É o caso do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) que, nos primeiros seis meses deste ano, esteve envolvido na doação de 19 órgãos vitais para transplantação, provenientes de sete dadores. Com este resultado, em apenas um semestre o CHMT supera os cinco dadores e 12 órgãos colhidos durante todo o ano de 2022.


Instituto Ricardo Jorge cocoordena ações de formação em Alimentação e Nutrição na República das Filipinas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge cocoordena ações de formação em Alimentação e Nutrição na República das Filipinas

14-08-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), cocoordenou, entre 10 e 14 de julho, a realização de várias ações de formação teórico-práticas no Instituto de Investigação em Alimentação e Nutrição do Departamento de Ciência e Tecnologia da República das Filipinas (DOST-FNRI), em Manila.

Representado por Carla Motta, investigadora do DAN, o INSA coordenou, em parceria com a Universidade de Wageningen, Países Baixos, a organização de um conjunto de workshops e ações de formação com o objetivo de fortalecer a capacidade laboratorial do DOST-FNRI para estudos de avaliação dietética e genómica, bem como para a análise de contaminantes e do perfil nutricional.

Iniciada recentemente, a colaboração entre o INSA, o FNRI e a Universidade de Wageningen para a realização de ações de formação nos domínios da Alimentação e da Nutrição é um primeiro passo para o desenvolvimento de outros futuros projetos e parcerias comuns, tendo como objetivo o reforço da cooperação e do trabalho conjunto entre estas instituições.

O DAN é um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil.