Notícias a 23 e 24/10/2023

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em evento dedicado à abordagem One Health em Portugal

Relatório N.º 3 da Vacinação Sazonal 2023/2024 – DGS

Relatório N.º 3 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Entre 29 de setembro e 22 de outubro de 2023 foram vacinadas 746.813 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 925.963 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório N.º3 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 24 de outubro de 2023 está disponível aqui:


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 24-10-2023 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 24-10-2023

24-10-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 48.617 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem recombinante XBB (e suas descendentes) tem registado um marcado aumento de circulação desde o início de 2023, tendo-se tornado dominante em Portugal na semana 10 (6 a 12 de março). Na última amostragem, registou uma frequência relativa de 86,36% entre as semanas 39 e 41 (25 de setembro a 15 de outubro), maioritariamente devido às suas sublinhagens XBB.1.5, XBB.1.9 e XBB.1.16 (e suas descendentes). Destaca-se a sublinhagem XBB.1.9 (em particular a sua descendente EG.5.1 e suas sublinhagens) a qual regista uma frequência relativa acima de 50% desde a semana 23. Entre as descendentes da EG.5.1, destaca-se a deteção recente em Portugal da HV.1, que tem apresentado uma tendência fortemente crescente em alguns países.

A linhagem BA.2 da variante Omicron foi dominante em Portugal nos primeiros meses de 2022, tendo, desde então, mantido uma circulação discreta. Recentemente, apresenta novamente uma frequência relativa com tendência crescente, sobretudo devido ao surgimento da linhagem BA.2.86 (e suas descendentes). A sua frequência relativa atingiu 11,4% entre as semanas 39 e 41, sobretudo devido à circulação da sua sublinhagem JN.1.

A linhagem BA.2.86 tem sido detetada em vários países, suscitando interesse internacional devido ao seu perfil mutacional. Este perfil representa um “salto evolutivo” em relação à sua ancestral BA.2, sendo também divergente em termos antigénicos da atual variante dominante (XBB). Estas características conferem-lhe uma maior capacidade de fuga ao sistema imunitário, e, potencialmente, uma maior transmissibilidade.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Entidade Reguladora de Saúde

Alerta de supervisão n.º 2/2023

23/10/2023

 Fim da vigência da Orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) n.º 18/2020, de 30 de março de 2020, sobre Gravidez e Parto no âmbito da resposta à epidemia por SARS-CoV-2 e à doença COVID-19.

No dia 30 de março de 2020, a Direção Geral de Saúde (DGS) publicou a Orientação n.º 018/2020, relativa à gravidez e parto, no contexto de emergência de saúde pública e situação excecional vivida face à epidemia SARS-CoV-2 e à infeção epidemiológica por COVID-19, orientação que foi sendo revista desde a sua emissão, de acordo com a atualização dos modelos de abordagem clínica da COVID-19.

Na sequência da publicação da mencionada Orientação (e das respetivas atualizações a que a mesma foi sujeita), a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu os Alertas de Supervisão n.ºs 8/2020, 11/2020 e 2/2021, de 17 de abril de 2020, 3 de junho de 2020 e 5 de março de 2021 (cuja redação foi atualizada no dia 28 de maio de 2021), respetivamente, que versavam, justamente, sobre aquela problemática.

No passado dia 5 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, o fim da pandemia por COVID-19 como “emergência de saúde pública de âmbito internacional”.

Assim,

Considerando que, em Portugal, desde o último trimestre de 2022, ocorreu um desagravamento das medidas de saúde pública inicialmente adotadas com o objetivo de prevenir, controlar e vigiar os surtos de infeção COVID-19, procedendo-se, nomeadamente à cessação da vigência de diversos Decretos-Lei que haviam sido aprovados no contexto da pandemia da doença COVID-19, à revogação de diversas matérias;

Considerando, em especial, que a DGS procedeu, em setembro de 2023, à revogação da Orientação n.º 018/2020, de 30 de março, que versava especificamente sobre a gravidez e parto em contexto pandémico;

A ERS, no exercício dos seus poderes de supervisão, alerta todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, para o seguinte:

i. A partir setembro de 2023, deixou de vigorar o regime excecional previsto na Orientação da DGS n.º 018/2020, de 30 de março (e respetivas atualizações a que a mesma foi sujeita), em matéria de gravidez e parto, no contexto de epidemia SARS-CoV-2 e de infeção epidemiológica por COVID-19;

ii. Por conseguinte, os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde devem adequar os seus procedimentos no âmbito do direito ao acompanhamento em matéria de vigilância da gravidez, parto e puerpério, unicamente, ao disposto na Lei de Bases da Saúde, aprovada pela Lei n.º 95/2019, de 4 de setembro e na Lei n.º 15/2014, de 21 de março;

iii. A ERS, ao abrigo das atribuições estabelecidas nos seus Estatutos, irá continuar a monitorizar a atuação dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, para garantia dos direitos dos utentes, designadamente no que respeita ao direito ao acompanhamento em matéria de vigilância da gravidez, parto e puerpério.


CHBM | Requalificação do bloco de partos

24/10/2023

Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos reabre com novas instalações

A Urgência Obstétrica e Ginecológica / Bloco de Partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) reabriu ontem, dia 23 de outubro, em instalações requalificadas e com novos equipamentos, que permitirão melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde às utentes, bem como as condições de trabalho para os profissionais.

De acordo com o CHBM, esta intervenção foi realizada no seguimento da aprovação de candidatura ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contou com um investimento na ordem dos 900 mil euros.

Esta obra permitiu, entre outras intervenções, melhorar o acesso e os circuitos no serviço; criar novas áreas, nomeadamente uma zona de SO para as utentes; e remodelar as instalações sanitárias, melhorando a acessibilidade.

O serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos dá resposta às utentes que se deslocam ao CHBM em situação de urgência, quer do foro ginecológico, quer obstétrico. Dispõe de apoio de Anestesia dedicado 24 horas/dia, para realização de todas as analgesias/anestesias necessárias; apoio de Pediatra para todos os partos distócicos 24 horas/dia; equipas de enfermagem com elevada percentagem de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica; existência de salas operatórias dedicadas no espaço físico do serviço; proximidade do Bloco Operatório Central e da Unidade de Cuidados Intensivos; e serviços de apoio em permanência e proximidade de Imunohemoterapia, Imagiologia e Patologia Clínica.

O CHBM destaca ainda que, entre janeiro e setembro de 2023, o Serviço de Obstetrícia e de Ginecologia registou o nascimento de 1.162 bebés; realizou 6.610 consultas médicas e 7.309 consultas de enfermagem; bem como efetuou 5.292 Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


NOVA: Desafios da Vacinação

24/10/2023

“A vacinação é um passaporte para a proteção”, defendeu Margarida Tavares

“As vacinas provaram ser uma das ferramentas mais eficazes na prevenção da disseminação de doenças infeciosas”, disse Margarida Tavares, no dia 20 de outubro, em Lisboa, acrescentando que “as vacinas salvaram, e continuam a salvar, inúmeras vidas e a contribuir para o bem-estar das comunidades em todo o mundo”.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde falava na 6.ª Conferência Internacional promovida pela NOVA Saúde e dedicado ao tema dos “Desafios da Vacinação ao longo da vida”, onde aproveitou a oportunidade para relembrar que “vivemos num mundo em evolução, onde novas doenças emergem e as existentes persistem ou reemergem”.

Neste sentido, Margarida Tavares afirmou que “a importância da vacinação vai muito além da erradicação de doenças específicas” e que a vacinação possibilita que “a promoção e a proteção da saúde se tornem uma possibilidade real”. A governante afirmou mesmo que a vacinação “é um compromisso vitalício para salvaguardar a saúde em todas as fases da vida”.

Apesar dos progressos notáveis realizados no domínio da vacinação, a secretária de Estado considera que permanecem alguns desafios. “A desinformação, a hesitação vacinal e as desigualdades no acesso às vacinas continuam a dificultar os nossos esforços entre grupos sociais no mesmo país e entre países do mundo”, disse.

No final da sua intervenção, a governante apelou a que se mantenha o calendário vacinal atualizado, uma vez que a imunização “garante proteção aos membros mais vulneráveis” da sociedade, permitindo que as pessoas tenham “uma vida plena” ao longo de toda a longevidade. “É possível construir um futuro onde as vacinas sejam acessíveis e desempenhem plenamente o seu papel como pilar essencial da saúde pública”, concluiu.


Ministro da Saúde visitou o Algarve

24/10/2023

Os municípios de Olhão e São Brás de Alportel têm cobertura total de médico de família para as suas populações

O Ministro da Saúde dedicou a agenda do dia 17 de outubro ao Algarve, onde visitou Unidades de Saúde Familiar nos concelhos de Olhão e São Brás de Alportel. À tarde, Manuel Pizarro reuniu com autarcas da Comunidade Intermunicipal da região.

Manuel Pizarro visitou as instalações da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) “Lendas d’Olhão”, em Olhão, que se encontra a funcionar provisoriamente num espaço adjacente à USF “Mirante”, até à conclusão da construção das instalações definitivas.

“Esta nova resposta só é possível porque está em curso um processo de descentralização que permite respostas de proximidade, direcionadas para as necessidades das populações”, disse Manuel Pizarro. “O envolvimento do poder local foi fundamental na mobilização dos profissionais e no arranque da construção de um novo edifício para esta USF”, reforçou.

A construção das instalações definitivas da nova USF, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, arranca em 2024, sendo que a obra ficará concluída até final de 2026. O atual Centro de Saúde de Olhão será também sujeito a obras de requalificação, num investimento superior a 1 milhão de euros.

De seguida, Manuel Pizarro rumou a São Brás de Alportel para visitar o Centro de Saúde onde funciona, desde o início de outubro, a nova USF “Villa”. No local, o governante visitou a obra em curso de reabilitação das instalações deste Centro de Saúde, um investimento de cerca de 300 mil euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

“A descentralização, graça à transferência de competências para os municípios, está a acelerar a concretização destes projetos, criando uma proximidade maior com a comunidade e os serviços públicos de saúde”, afirmou Manuel Pizarro. “As pessoas estão satisfeitas e têm Centros de Saúde funcionais graças à descentralização e à implementação de políticas de proximidade”, reforçou.

Reunião com autarcas do Algarve

A visita de Manuel Pizarro incluiu ainda uma reunião com os presidentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). Da agenda dedicada aos equipamentos e cuidados de Saúde da região, tendo como premissa as necessidades das populações, constou o Hospital Central do Algarve e o Centro Oncológico da Região Sul.

Fotos: Daniel Pina, Algarve Informativo


DGS lança programa “Mais Saúde, Menos Diabetes”

DGS lança programa

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes (PND), deu início em setembro de 2023 ao projeto piloto “Mais Saúde, Menos Diabetes”, na USF Vila Presépio no ACeS Estuário do Tejo.

O programa tem como objetivo o diagnóstico precoce e a prevenção da Diabetes tipo 2 dirigido a pessoas com risco elevado de vir a desenvolver diabetes, identificado através do questionário FINDRISC, aplicado ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.

A intervenção assenta no aumento da literacia em saúde e promoção da motivação para a construção de hábitos de vida saudáveis através do ajuste dos hábitos alimentares, da prática de atividade física e na consciencialização dos participantes para a importâncias destas alterações na prevenção da diabetes tipo 2.

O “Mais Saúde, Menos Diabetes” consiste na realização de dez sessões em formato presencial ou online. Das dez sessões, sete são sessões educacionais e duas são sessões de follow-up. No programa, os participantes serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e técnicos do exercício.

O programa prevê, também, a futura formação de parcerias locais para disponibilização de programas de exercício.

O “Mais Saúde, Menos Diabetes” é coordenado pelo PND e, ao nível local, será coordenado pelas Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes.


Instituto Ricardo Jorge participa em evento dedicado à abordagem One Health em Portugal

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em evento dedicado à abordagem One Health em Portugal

23-10-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) participa, dia 3 de novembro, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, no evento “One Health Living Labs”, dedicado à abordagem One Health em Portugal. A intervenção do INSA na sessão estará a cargo de Isabel Lopes de Carvalho, investigadora da Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), num painel de discussão sobre doenças emergentes e reemergentes.

O “One Health Living Labs” é uma experiência inovadora que visa criar um ambiente estimulante e colaborativo reunindo especialistas de entidades académicas, oficiais e profissionais com agentes da sociedade civil para proporcionar a cocriação de soluções sustentáveis em temas relevantes para a abordagem One Health em Portugal. A participação no evento é gratuita mas carece de inscrição, que poderá ser feita através deste link.

De acordo com o programa provisório, o tema principal da sessão será a abordagem One Health no contexto das doenças emergentes e reemergentes, com enfoque em agentes e patologias como Mycobacterium caprae, Gripe aviária em gatos, Streptococcus suis e Febre hemorrágica Crimeia-Congo. A investigadora do INSA Isabel Lopes de Carvalho fará parte do painel de discussão sobre esta temática, além de Júlio Carvalho (Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química), Sandra Cavaco (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e Sílvia Sousa (Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública).

A UREB é responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, particularmente no contexto de casos de surtos de infeções por microrganismos emergentes e reemergentes de disseminação natural ou deliberada. Dispõe de diagnóstico laboratorial para mais de vinte agentes infeciosos, entre bactérias, vírus hemorrágicos, orthopoxvirus e toxinas.