Notícias a 25 e 26/01/2024

Novas áreas de intervenção no tratamento da dor

25/01/2024

ULS do Nordeste disponibiliza tratamentos diferenciados e inovadores que permitem melhorar a qualidade de vida dos doentes

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem vindo a aumentar as áreas de intervenção na área da Medicina da Dor e conta com uma equipa multidisciplinar, reforçada neste último ano, que assegura tratamentos diferenciados, inovadores e validados cientificamente, dando assim resposta ao nível do tratamento da dor crónica nas suas múltiplas vertentes – oncológica e não oncológica, dor musculoesquelética, dor crónica pós-operatória, dor neuropática e dor primária – de forma global e multidisciplinar.

“Atualmente, a ULS do Nordeste tem à disposição uma Unidade de Dor com equipa multidisciplinar, reforçada neste último ano, que assegura “tratamentos diferenciados, inovadores e validados cientificamente que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes com dor crónica”, refere a ULS do Nordeste em comunicado.

A Unidade Local de Saúde disponibiliza, nesta área clínica, a consulta de dor e a consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas, técnicas de intervenção em Bloco Operatório, tratamentos para dor neuropática em regime de Hospital de Dia e ainda intervenção em colaboração com os Serviços de Nutrição e de Psicologia.


Fórum Fabricantes

26/01/2024

Ministro da Saúde participou, a convite do Infarmed, num encontro com a indústria de base nacional

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) organizou, em Coimbra, o Fórum dos Fabricantes – um encontro com as associações do setor do medicamento e com a indústria de base nacional, com o objetivo de debater os desafios desta área. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, participou no encontro, que decorreu esta quinta-feira, dia 25 de janeiro, e destacou a evolução que tem sido feita deste domínio, mas reconhecendo também o trabalho que ainda há a fazer.

O encontro, que foi organizado no âmbito dos 30 anos do Infarmed, representou uma importante oportunidade para discutir os temas estratégicos atuais e trocar pontos de vista, numa perspetiva de envolvimento mútuo, refletindo sobre os desafios do setor farmacêutico nacional.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde começou por salientar a extraordinária evolução da tecnologia e da medicina, o que tem conduzido a melhores resultados em saúde, tanto em termos de longevidade como de qualidade de vida. “Temos hoje respostas mais diversificadas e sofisticadas”, prosseguiu Manuel Pizarro, mas frisando que esta inovação tem levado a um aumento da despesa em saúde que precisa de ser acompanhado pela geração de mais riqueza em Portugal.

O governante, a este propósito, sublinhou que as exportações no setor da saúde têm crescido de forma expressiva, mas admitindo que ainda são insuficientes para garantir mais autossuficiência para o país. “Temos de aumentar a riqueza, pois ainda temos um défice em termos de balança de pagamentos. É preciso favorecer o crescimento do setor industrial da saúde, em especial no domínio da indústria farmacêutica”, defendeu, recordando o reforço que tem sido feito em termos de quadros do Infarmed e que permitirá criar uma relação mais próxima e ágil entre o organismo e os seus parceiros.

Dar mais encorajamento à investigação e inovação, intensificar a investigação clínica e criar mais instrumentos de apoio para a indústria e instituições do SNS poderem promover o caminho da inovação são alguns dos passos considerados essenciais pelo Ministro da Saúde. Para Manuel Pizarro existe “um potencial de competitividade” especial nos produtos farmacêuticos e é determinante “o crescimento do setor industrial da saúde, em particular no domínio da indústria farmacêutica”.


Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas

26/01/2024

Ministro da Saúde destacou 20 anos do serviço do Hospital do Curry Cabral

O Ministro da Saúde participou esta sexta-feira, 26 de janeiro, na sessão solene de abertura da 14.ª edição das Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital Curry Cabral, na Culturgest. Manuel Pizarro sublinhou o papel de referência do serviço de Doenças Infeciosas do Hospital Curry Cabral, que assinala 20 anos em 2024, destacando o seu contributo para a formação de novas gerações de profissionais e para o desenvolvimento da especialidade e da saúde pública no SNS e no país.

Chamando a atenção para o recrudescimento de casos de sarampo na região europeia, o Ministro da Saúde frisou a importância de sensibilizar a população para o risco das doenças infeciosas e da hesitação vacinal, que tem aumentado em alguns países europeus. “Faço parte de uma geração de médicos que tinha a convicção de que as doenças infeciosas se iam tornar uma coisa do passado, que ia ser possível vencer estes organismos com os antibióticos e as vacinas. O que veio a seguir confirmou que não podemos hesitar um único momento na valorização do conhecimento e da ciência e quero agradecer aos profissionais do SNS, designadamente ao serviço de Doenças Infeciosas do Hospital Curry Cabral, que teve sempre o seu centro numa atitude de profundo respeito pela ciência, pelo conhecimento e pela necessidade de envolver os cidadãos neste processo”, afirmou Manuel Pizarro.

“Temos de combater o vírus das campanhas que propagam a hesitação vacinal”, acrescentou, defendendo que o país se deve orgulhar de manter taxas de cobertura vacinais elevadas e uma confiança generalizada na vacinação. “Não podemos dar nada disto por adquirido. Esta é uma flor virtuosa que precisa de ser acarinhada e cultivada todos os dias pela persistência da nossa ação. Precisamos de ser muito firmes no combate à desinformação e precisamos dos profissionais de saúde na primeira linha deste combate”.

O Ministro da Saúde agradeceu também o trabalho dos profissionais na resposta à covid-19, que resultou no internamento de mais de 3 mil doentes no Hospital de Curry Cabral, hospital de referência no SNS nesta área.


Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2024 – INSA

imagem do post do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2024

25-01-2024

Continuam abertas as inscrições para os programas de avaliação disponibilizados pelo Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial (PNAEQ) para o ano de 2024 nas áreas Clínica, Point-of-care testing (POCT), Genética, Fases Extra-analíticas, Anatomia Patológica, Microbiologia ambiental, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia de Águas. A participação nestes programas permite aos laboratórios, públicos e privados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica.

Os laboratórios interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário, onde poderá também ser encontrada informação sobre todos os programas disponibilizados pelo PNAEQ este ano, organizados por área, bem como o Livro de Apresentação e Especificações Técnicas, e a Tabela de Preços de 2024. A inscrição é considerada válida depois da validação pelo PNAEQ e consequente envio da ficha de custo para verificação da informação por parte do participante.

Com mais de 300 participantes nos programas disponibilizados, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse. A análise e divulgação pelo PNAEQ dos resultados globais do desempenho a nível nacional, têm sensibilizado para a mais-valia da participação nestes programas.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. A participação dos laboratórios é voluntária e confidencial e, de um modo retrospetivo, permite a avaliação do desempenho e comparação entre pares, bem como a deteção de erros sistemáticos através da determinação em condições de rotina, de amostras de conteúdo desconhecido do laboratório, sendo assegurada, desta forma, a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes.

Inserido no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, na Unidade de Avaliação Externa da Qualidade do Departamento de Epidemiologia, o PNAEQ conta com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para avaliação de resultados e emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto, tendo estabelecido dois consórcios de investigação e desenvolvimento com a Labquality Oy e a ECAT Foundation e colaboração com UK Health Security Agency, o que permite a disponibilização de uma gama alargada de programas.


Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre exposição profissional a agentes biológicos

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre exposição profissional a agentes biológicos

25-01-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, nos dias 4 e 5 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma nova edição do curso “Exposição profissional a agentes biológicos”. A ação formativa tem como objetivos proporcionar conhecimentos essenciais sobre os principais agentes biológicos e seus efeitos na saúde, as etapas de avaliação do risco e as possibilidades de monitorização ambiental, permitindo o cumprimento da legislação em vigor.

Organizada pela Unidade do Ar e Saúde Ocupacional (UASO) do DSA, a iniciativa tem como principais destinatários engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, responsáveis de higiene e segurança no trabalho e técnicos de saúde ambiental. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

“Agentes biológicos no local do trabalho”, “Efeitos adversos na saúde humana” e “Doenças profissionais resultantes da exposição profissional a agentes biológicos” são alguns dos temas a abordar na formação. Serão ainda apresentadas e comparadas as principais técnicas de amostragem disponíveis, assim como realizada a preparação de campanha de amostragem e demonstração do equipamento de colheita.

A UASO tem como missão avaliar e prevenir fatores de risco para a saúde humana relacionados com o ar ambiente, assim como avaliar situações que podem pôr em risco a saúde dos trabalhadores, numa perspetiva de criação de locais de trabalho saudáveis e seguros. Esta unidade do DSA tem ainda como competências, entre outras, analisar as condições de trabalho, avaliando a exposição dos trabalhadores a agentes químicos, físicos e biológicos, identificar condições de risco e propor medidas de controlo e prevenção.


Instituto Ricardo Jorge designado Laboratório Nacional de Referência para Vírus de Origem Alimentar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge designado Laboratório Nacional de Referência para Vírus de Origem Alimentar

26-01-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Laboratório de Microbiologia do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), foi designado Laboratório Nacional de Referência para Vírus de Origem Alimentar (LNR). Por proposta da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e aceitação da Direção-Geral para a Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE) da Comissão Europeia, a distinção reconhece o trabalho laboratorial e técnico-científico desenvolvido por este Laboratório e atesta a sua capacidade de resposta em situações de emergência de saúde pública.

Entre as atribuições conferidas por esta designação estão a coordenação das atividades dos laboratórios oficiais responsáveis pela análise de amostras oficiais, a organização de testes comparativos entre os laboratórios nacionais oficiais e a garantia de um acompanhamento adequado desses testes, o assegurar da transmissão das informações fornecidas pelos laboratórios comunitários de referência às autoridades competentes e aos laboratórios nacionais oficiais, e a prestação de assistência científica e técnica especializada à autoridade competente, nomeadamente na realização de análises laboratoriais enquadradas na aplicação dos planos oficiais de controlo.

A fim de garantir a fiabilidade e coerência dos controlos oficiais, os métodos utilizados para amostragem e análises, bem como os testes e diagnósticos laboratoriais, deverão respeitar as normas científicas, satisfazer as necessidades específicas dos laboratórios em questão e assegurar que os resultados sejam sólidos e fiáveis. Deverão ainda estabelecer-se regras claras para a escolha do método a utilizar, caso estejam disponíveis vários métodos a partir de fontes diferentes, tais como a Organização Internacional de Normalização (ISO) e rede dos laboratórios nacionais de referência para vírus de origem alimentar da União Europeia.

Norovírus (NoV) e Vírus da Hepatite A (VHA) são reconhecidos como importantes causas de doença de origem alimentar, geralmente associados à contaminação de produtos crus/frescos, moluscos bivalves e alimentos prontos para consumo, representando uma ameaça para a saúde pública.


DGS realizou reunião de trabalho com equipa da Grécia no âmbito da Joint Action CIRCE

DGS realizou reunião de trabalho com equipa da Grécia no âmbito da Joint Action CIRCE

Com o objetivo de implementar as Boas Práticas em Cuidados de Saúde Primários “Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco” e a “Ação de Saúde para Género, Violência e Ciclo de Vida”, do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), a Direção-Geral da Saúde (DGS, realizou a 24 de janeiro de 2024 uma reunião de trabalho com a equipa da Grécia (2nd  Chania Health Center,  1st Local Healthcare Unit (TOMY) of Chania, 2nd Local Healthcare Unit (TOMY) of Chania, 7th Healthcare Region of Crete).

Esta reunião realizou-se no âmbito da a Joint Action CIRCE-JA, transfer of best praCtices In pRimary CarE e teve como objetivo discutir aspetos relacionados com necessidades específicas daquela região para o processo de implementação da boa prática, que se encontra a decorrer.

A CIRCE-JA – JA transfer of best praCtices In pRimary CarE – é uma ação conjunta, com a duração de 36 meses, que tem como objetivo a transferência e implementação de seis boas práticas selecionadas em cuidados de saúde primários entre os Estados-Membros europeus. As seis boas práticas da CIRCE-JA pertencem a quatro Estados-Membros (Bélgica, Portugal, Eslovénia e Espanha) e serão transferidas em 45 locais de implementação de doze Estados-Membros com diferenças estruturais, organizativas e institucionais relevantes nos seus sistemas de saúde.

As boas práticas selecionadas no âmbito deste projeto são:

– Associação Integrada de Saúde – Região da Valónia, Bélgica

– TELEA: Telemonitorização Domiciliária em Cuidados de Saúde Primários para doenças crónicas e COVID-19 – Galiza, Espanha

– Plano de Cuidados Integrados para doentes crónicos complexos na Andaluzia (Espanha) – Andaluzia, Espanha

– Projeto Essencial: Agregando valor à prática clínica de atenção primária – Catalunha, Espanha

– ‘Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco’ & ‘Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida’ – Portugal

– Centros de Promoção da Saúde (HPC) – Eslovénia

Mais informação está disponível aqui.