Notícias a 31/01 e 01/02/2024

Três novos casos de Sarampo na Região Norte – DGS

Três novos casos de Sarampo na Região Norte

A Direção-Geral da Saúde informa que foram confirmados entre 29 e 31 de janeiro de 2024 três novos casos de sarampo na Região Norte, um do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades compreendidas entre 18 e 25 anos de idade. Os novos casos encontram-se clinicamente bem e fora do período de infecciosidade.

Os casos foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Está em curso a investigação, que inclui a recolha de informação epidemiológica dos casos, a investigação da sua origem, a identificação dos contactos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas.

Consulte o Comunicado aqui.


Prevenção de Acidentes Domésticos e de Lazer: Conheça as recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Prevenção de Acidentes Domésticos e de Lazer: Conheça as recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge

01-02-2024

Os acidentes e lesões em ambiente doméstico e de lazer, incluindo os que ocorrem em contexto escolar e em atividade física, constituem uma área de particular relevo à Saúde Pública. No âmbito do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes e do Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, elaboraram uma infografia onde divulgam dados sobre a temática e apresentam recomendações para prevenir a ocorrência destes acidentes.

De forma a prevenir as quedas em casa, as autoridades recomendam manter sempre uma boa iluminação, não deixar fios eletrónicos soltos pelo chão, colocar marcas visíveis nos degraus das escadas, garantir um piso antiderrapante, evitando tapetes soltos, verificar se as cómodas têm uma altura adequada, e, em caso de necessidade, instalar barras de apoio. Em contexto escolar, é recomendado garantir que as varandas e janelas têm grades ou redes de proteção, verificar se as escadas têm corrimão e são antiderrapantes, e não permitir que as crianças tenham acesso a objetos cortantes e pontiagudos.

Em 2022, nos meses de outono e inverno, foram observados 102.188 episódios de Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) com necessidade de utilização do serviço de urgência (SU), sendo que a ocorrência deste fenómeno foi visível tanto no sexo masculino como no sexo feminino, com idênticos valores percentuais, de acordo com o sistema EVITA – Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do INSA.

Os acidentes registados ocorreram ao longo do ciclo de vida, sendo mais frequentes nos grupos etários considerados mais vulneráveis: pessoas com 65 e mais anos (32%) e na faixa etária entre os 0 e os 14 anos (27%). De entre os mecanismos de lesão que mais contribuíram para o número de ADL, as quedas (53%) foram a causa mais frequente. No que diz respeito à diversidade de produtos e, ou, objetos envolvidos na ocorrência de ADL destacaram-se as categorias relacionadas com a “Superfície do solo” (43,7%), “Animal, planta ou pessoa” (9,6%), “Equipamento para atividades desportivas/lazer” (8,9%) e “Mobiliário” (7,0%).

Criado em 2000 e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, o EVITA é um sistema de recolha e análise de dados sobre ADL que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Desenvolvido em estreita colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde e com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o EVITA dá continuidade ao sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada).


Tratamento e acompanhamento de doentes com AVC

01/02/2024

ULS do Nordeste com resposta diferenciada no tratamento para doentes com Acidente Vascular Cerebral

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza tratamento diferenciado para doentes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), com uma equipa multidisciplinar que alia a abordagem técnica ao “humanismo” na resposta à complexidade da doença.

De acordo com a ULS do Nordeste, a Unidade de AVC, que completa 19 anos de atividade na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, assume uma importante missão no tratamento e acompanhamento de doentes com acidente vascular cerebral no distrito de Bragança, apresentando indicadores positivos que traduzem uma evolução progressiva ao nível dos resultados, frequentemente reconhecidos por doentes e familiares.

Trata-se de uma doença, cujo grau de complexidade tem aumentado progressivamente ao longo dos anos, pelo que exige uma abordagem multidisciplinar exigente do ponto de vista técnico, sendo, por isso, fundamental uma atualização contínua dos conhecimentos teóricos e práticos de toda a equipa, para proporcionar os melhores cuidados diferenciados aos doentes com esta patologia.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – https://www.ulsne.min-saude.pt/


Portal SNS celebra 8 anos ao serviço da Saúde

01/02/2024

O Portal SNS está de parabéns. Hoje celebra oito anos de atividade!

São perto de 3 mil dias online, mais de 36 milhões de visitantes e mais de 98 milhões de visualizações de páginas.

Promotor da literacia digital, é uma ferramenta de comunicação desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O portal é um espaço agregador de informação fidedigna e atualizada todos os dias, sobre temáticas relevantes relacionadas com saúde pública e Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No último ano, em 2023, teve mais de 3.3 milhões de visitantes e mais de 5 milhões de visualizações.

A transparência informativa é uma das áreas-chave do portal, tornando acessível um vasto conjunto de dados, disponibilizados no âmbito das atividades das entidades de saúde, podendo ser acompanhados através de indicadores. E são quatro: Acesso, Saúde dos Portugueses, Eficiência e Qualidade.

A área de notícias do portal é também apresentada e divulgada através da sua newsletter semanal, já com cerca de 390 edições e mais de 120 mil subscritores.

Em oito anos de serviço público, este instrumento comunicacional tem cumprido o objetivo que levou ao seu lançamento: disponibilizar mais e melhores funcionalidades, acesso a serviços digitais e conteúdos diferenciadores. E mantém o compromisso de tornar o SNS cada vez mais próximo das pessoas.


Novo acelerador linear

01/02/2024

Serviço de Radioterapia da ULSAR conta com novo equipamento num investimento de 2,1 milhões de euros

Com um investimento de 2,1 milhões de euros, o Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) conta, desde ontem, com um com um novo acelerador linear, adquirido ao abrigo do Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares, previsto na Lei de Orçamento de Estado de 2021.

De acordo com a ULS do Arco Ribeirinho, o Serviço de Radioterapia tem vindo a implementar novas técnicas, tendo regularmente em funcionamento dois aceleradores lineares. Este novo equipamento substitui o acelerador linear instalado em 2010, permitindo manter as funcionalidades de controlo respiratório, já instaladas no equipamento anterior, e aumentar a precisão dos tratamentos através da utilização de uma mesa de tratamento 6D.

A ULS recorda que, em outubro de 2021, ao abrigo do programa Lisboa2020, substituiu-se o primeiro acelerador, instalado em 2005, o que permitiu acompanhar o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento com a melhoria da eficácia e qualidade dos cuidados prestados ao doente oncológico. Atualmente, são realizados tratamentos de radioterapia externa com técnicas 3DConformacional, de IMRT/ VMAT (intensidade modulada) e de SBRT (Radioterapia Estereotáxica).

Para saber mais, consulte:

ULSAR > Destaques


Procedimentos pioneiros na ULS de Coimbra

31/01/2024

Serviço de Medicina Física e de Reabilitação disponibiliza tratamento de reabilitação perineal a utentes em idade pediátrica

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra iniciou, recentemente, tratamentos a crianças e jovens com disfunções esfincterianas que necessitam de realizar reabilitação perineal. Esta abordagem consiste no treino e na reeducação dos músculos do períneo ou pavimento pélvico, que se situam na base da bacia e dão suporte aos órgãos pélvicos.

De acordo com a ULS, as crianças que apresentam disfunções esfincterianas são habitualmente acompanhadas nas consultas de Nefrologia e de Cirurgia Pediátrica. Estas disfunções podem provocar um significativo impacto funcional e na qualidade de vida destes utentes, podendo esta técnica, em casos selecionados, ajudar a restabelecer as funções desta região anatómica.

Registe-se, também, que a reabilitação perineal em idade pediátrica é amplamente utilizada há já algumas décadas no estrangeiro, sendo a sua utilização recomendada em diferentes guidelines. De um modo geral, em Portugal, a reabilitação perineal tem sido apenas aplicada em adultos não sendo realizada de forma regular em crianças, sobretudo nas mais jovens.


ACSS promove o primeiro workshop do Grupo Consultivo do projeto de Contabilidade de Gestão para o SNS

A Administração Central do Sistema de Saúde, em parceria com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), promoveu, no passado dia 26 de janeiro, no Campus da universidade, em Carcavelos, o primeiro workshop dirigido ao Grupo Consultivo (Advisory Group), constituído para o acompanhamento do novo sistema de contabilidade de gestão para o Serviço Nacional de Saúde.

Este projeto, liderado pela ACSS, e que se iniciou em junho de 2023, está a ser desenvolvido no âmbito do financiamento do Instrumento de Assistência Técnica (TSI) da Comissão Europeia (DG REFORM), através do consórcio internacional AARC- Consortium, e conta com a coordenação científica da Nova SBE.

Seis meses após o início do projeto, esta sessão teve por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas até à data, nomeadamente as tarefas concluídas, o estado do projeto, os desafios e dificuldades enfrentados, bem como os resultados e principais conclusões da experiência, tanto em termos de aprendizagens como de recomendações, feitas pelo Grupo Consultivo e pelos recém-nomeados Embaixadores.

Na sessão de acolhimento ao workshop, Tiago Gonçalves, vogal do conselho diretivo da ACSS, realçou a importância do projeto, considerando-o “estruturante para o SNS e para o país”. A ACSS “está comprometida na sua concretização”, garantiu. Ana Ferreira Reis, representante da DG Reform, destacou a importância do TSI no apoio técnico na implementação de reformas, e referiu exemplos de boas práticas de reformas nos sistemas de saúde que estão a ser desenvolvidos em diferentes Estados-Membros da União Europeia.

O novo sistema de contabilidade de gestão visa melhorar a gestão financeira do SNS, de forma a obter informação útil de suporte à decisão, em termos de avaliação da eficiência, análise de benchmark, revisão dos modelos de contratualização/financiamento e pricing, bem como planeamento financeiro e orçamentação plurianual.

No encerramento da sessão, Pedro Pita Barros, coordenador científico do projeto, sumarizou as conclusões com um conjunto de recomendações e desafios para a boa implementação dos resultados.

Publicado em 31/1/2024