Notícias a 07/02/2024

Novo caso de Sarampo na Região Norte

Novo caso de Sarampo na Região Norte – DGS

Novo caso de Sarampo na Região Norte

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que foi identificado um novo caso de sarampo na Região Norte, em indivíduo do sexo masculino, de 29 anos de idade, clinicamente bem e fora do período de infecciosidade. Trata-se de um caso   secundário a um caso identificado previamente.

O caso foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A DGS e a rede de Autoridades de Saúde, em colaboração com o INSA e com os profissionais de Saúde, estão a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos.

Consulte o Comunicado aqui.


Transição de ensaios clínicos deve decorrer no prazo máximo de um ano – Infarmed

Alertas_Notícias

07 fev 2024

Para: Divulgação geral

O dia 31 de janeiro de 2024, marca os dois anos de entrada em aplicação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos (CTR), e do lançamento do Sistema de Informação de Ensaios Clínicos (CTIS).
Assinala-se o aproximar do fim do período de transição para CTR/CTIS dos ensaios clínicos cuja conclusão seja espectável após 30 de janeiro de 2025. No link abaixo poderá ser consultada mais informação, sobre bem como links para orientações relevantes para este tema:1.    Guidance for the Transition of clinical trials from the Clinical Trials Directive to the Clinical Trials Regulation
2.    CTCG Best Practice Guide for sponsors of multinational clinical trials with different Part I document versions approved in different Member States under the Directive 2001/20/EC that will transition to the Regulation (EU) No.536/2014
3.    Clinical trials’ transition to new EU system – one year left


Cirurgia ao ombro com técnica de navegação

07/02/2024

Ortopedia do hospital de Vila Franca de Xira realiza técnica inovadora

O Serviço de Ortopedia do hospital de Vila Franca de Xira realizou, pela primeira vez, uma cirurgia ao ombro utilizando a técnica de navegação. Uma inovação que tem por objetivo último a melhoria de cuidados prestados aos doentes.

De acordo com a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, com esta técnica os implantes são colocados com maior precisão no ombro do doente.

Jorge Teixeira Ramos, Ortopedista, explica a técnica utilizada e os benefícios quer para os profissionais de saúde quer para os utentes.

Acácio Ramos, Coordenador do Conselho de Gestão do Centro de Responsabilidade Integrado do Serviço de Ortopedia destaca a mais valia da prática de técnicas inovadoras que diferenciam o Serviço e contribuem para a melhoria da prestação de cuidados aos utentes.


Next Health Summit

07/02/2024

Ricardo Mestre defendeu que a sociedade tem de ser exigente na forma como o SNS responde à população

“O Serviço Nacional de Saúde nasce na comunidade e existe para as pessoas, o que obriga a uma maior exigência na forma como respondemos à nossa população”, disse Ricardo Mestre, na sessão abertura da iniciativa Next Health Summit, que realizou no dia 2 de fevereiro, em Almada.

Na conferência, dedicada à gestão da doença crónica, o Secretário da Estado da Saúde defendeu que “a abordagem do doente crónico obriga não só a considerar os cuidados de saúde, mas também a pensar o dia-a-dia, o conforto e a qualidade de vida de milhares de cidadãos”.

Neste sentido, Ricardo Mestre referiu algumas medidas que “facilitam a vida das pessoas”, como o alargamento da validade das receitas médicas e dos pedidos de exames, a distribuição de medicamentos hospitalares em proximidade, e a renovação nas farmácias de medicamentos para as doenças crónicas.

Além destes exemplos, “focados no conforto do cidadão”, o secretário de Estado abordou ainda a “renovação mais profunda” em curso no serviço público de saúde. “Estamos a reformar o modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde e a forma como os seus parceiros se articulam”, disse.

Ricardo Mestre considera que o alargamento das Unidades Locais de Saúde (ULS) e a generalização das Unidades de Saúde Familiar (USF) é um “caminho determinante” para a requalificar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para garantir cuidados de saúde atempados e de qualidade à população.

“A visão das ULS permite olhar para a Saúde além das fronteiras do hospital, valorizando os Cuidados de Saúde Primários e integrando outras instituições da sociedade local”, concretizou, acrescentando que “a generalização das USF alarga o número de pessoas com médico de família e valoriza os profissionais destas unidades de saúde”.

Numa referência aos cuidados hospitalares, Ricardo Mestre disse ainda que a expansão dos Centros de Responsabilidade Integrados e o investimento na qualificação tecnológica, permitirá “responder, em tempo e com qualidade, aos cidadãos, sobretudo às necessidades de todas as pessoas que vivem com doença crónica”.

A tecnologia é um ponto decisivo na modernização do SNS, sendo uma das áreas abrangidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Com investimento destinado à transformação digital da saúde estamos a reforçar as infraestruturas e redes de dados, a criar novas ferramentas para os cidadãos, a valorizar o trabalho dos profissionais e a desenvolver os novos circuitos de armazenamento e utilização de dados”, concluiu Ricardo Mestre.


Lançamento da campanha “Não se aceita, ponto!”

07/02/2024

Campanha nacional de prevenção da violência no ciclo de vida vai ser lançada no próximo dia 14 de fevereiro

A violência é uma realidade transversal a toda a sociedade e a todas as faixas etárias. “Não se aceita, ponto!” é uma campanha nacional de prevenção da violência no ciclo de vida, que vai ser lançada no próximo dia 14 de fevereiro, no Centro de Congressos do Estoril.

Esta campanha representa um marco no trabalho realizado em rede e estabelece a base para o envolvimento e participação ativa de toda a sociedade na prevenção da violência. O evento de apresentação conta com a participação de várias personalidades, sobretudo ligadas aos setores da Saúde e da Educação.

É uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 8 de fevereiro para: cnpdpcj.noticias@cnpdpcj.pt .

Para saber mais, consulte:

Programa do lançamento da campanha