Notícias a 19 e 20/02/2024

Plano Nacional de Saúde: Evento de Lançamento

Relatório N.º 20 da Vacinação Sazonal 2023/2024 – DGS

Relatório N.º 20 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Entre 29 de setembro de 2023 e 18 de fevereiro de 2024 foram vacinadas 1.975.078 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 2.480.635 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório N.º 20 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 20 de fevereiro de 2024 está disponível aqui:


Plano Nacional de Saúde 2030: Evento de Lançamento – DGS

Plano Nacional de Saúde: Evento de Lançamento

O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030, coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), é lançado a 21 de fevereiro de 2024, pelas 14h, na Fundação Aga Khan, Centro Ismaili de Lisboa, marcando o início da sua implementação.

Instrumento essencial de governação em saúde, o PNS 2030 estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida. Tem por foco a saúde sustentável, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O documento define metas até 2030 ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria do estado de saúde da população. O grande desafio será combinar os diversos intervenientes na execução das medidas, fazendo melhor uso dos recursos disponíveis.

Refletindo os compromissos previstos no âmbito da promoção de comportamentos saudáveis, em todos os contextos e em todas as fases da vida, estas são as prioridades vertidas no PNS:

1.         Proporcionar a cada criança o melhor começo de vida;

2.         Prevenir todas as formas de violência interpessoal;

3.         Proteger ativamente as populações que vivem em situação de maior vulnerabilidade;

4.         Caminhar na eliminação de todas as mortes preveníveis e prematuras, muito em particular relacionadas com o cancro e as doenças cérebro-cardiovasculares;

5.         Preparar o país para responder às emergências em saúde;

6.         Garantir a efetiva participação da comunidade;

7.         Modernizar o contributo e a extensão das funções da saúde pública;

8.         Readequar as competências e a dimensão da força de trabalho em saúde; e

9.         Identificar capacidades de liderança em saúde global.

O programa está disponível aqui.

O evento terá transmissão em streaming aqui.


ULS Médio Tejo | Centro de Investigação e Inovação Clínica

20/02/2024

Projeto vai permitir aos profissionais aplicar o conhecimento à ciência visando a melhoria da prestação de cuidados

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo apresentou no dia 19 de fevereiro, em Tomar, o Centro de Investigação e Inovação Clínica (CIIC), projeto que vai permitir aos profissionais aplicar o conhecimento à ciência visando a melhoria da prestação de cuidados.

Trata-se de uma das 32 medidas prioritárias para o primeiro ano de atividade da nova instituição e, além da apresentação, a ULS celebrou também dois novos protocolos académicos com o Instituto Politécnico de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Santarém para reforçar a presença da academia neste centro.

Perante uma plateia de convidados institucionais, que incluiu o Presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, o Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Hugo Costa, e o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, o Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, assumiu o CIIC como um pilar da instituição: “O novo centro de investigação vem juntar aquilo que é a nossa experiência na prestação de cuidados de saúde à academia. Este encontro levará a melhorias diretas nos cuidados de saúde prestados pela instituição aos seus utentes”.

O Presidente da ULS Médio Tejo explicou ainda que este centro deverá evoluir para a atribuição de bolsas de investigação, pela ULS Médio Tejo, aos seus profissionais para a realização de ensaios ou estudos científicos, ou para frequentar cursos académicos. É um objetivo incentivar todos os profissionais da instituição a aderir a este centro de inovação e conhecimento, acrescentando valor e mais-valias de trabalhar em saúde na região do Médio Tejo.

Para saber mais, consulte:

ULS Médio Tejo > Notícias


Instituto Ricardo Jorge coorganiza conferência dedicada à abordagem One Health nos países da CPLP

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge coorganiza conferência dedicada à abordagem One Health nos países da CPLP

19-02-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), com o apoio do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), organizaram em Cabo Verde, de 12 a 14 de outubro de 2023, a I Conferência “One Health / Uma Só Saúde” da CPLP. O encontro teve o contributo de peritos associados aos ministérios dos países da CPLP, bem como da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Centro de Prevenção e Controlo das Doenças – África (CDC) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), entre outros.

Ao longo dos três dias de evento, marcaram presença mais de 75 conferencistas e foram apresentadas 25 comunicações/conferências ligadas às áreas da Saúde, Ambiente, Comércio e Alimentação/Nutrição, Regulação, Agricultura e Veterinária, Academia e Defesa de países pertencentes à CPLP, nomeadamente Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné e São Tomé e Príncipe. A I Conferência “One Health / Uma Só Saúde” da CPLP resultou da VI Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP, posteriormente reforçada pelas resoluções da VI Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP, que aprovou o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027.

Do encontro resultou a aprovação de um documento conjunto denominado “Carta de Santa Maria” que, entre outras recomendações, aponta a necessidade de reforçar mecanismos de diálogo e coordenação entre as áreas da ciência e da política, visando o fortalecimento da atuação da conjunta na CPLP em matéria de capacitação, partilha de experiências, iniciativas em rede, desenvolvimento de parcerias e promoção de respostas coletivas e solidárias, de curto, médio e longo prazo, que contribuam para a melhoria dos processos de tomada de decisão e para a formulação de políticas públicas sustentáveis.

Todos os sistemas nacionais de Saúde enfrentam, além de emergências de saúde pública devido à ação humana ou a desastres naturais, uma tripla carga de doenças – infeciosas, não transmissíveis e relacionadas com a violência. Nesse sentido, o conceito “Uma Só Saúde” reconhece que a saúde humana está relacionada com a saúde dos animais e do ambiente, ou seja, que a alimentação humana, a alimentação animal, a saúde humana e animal e a contaminação ambiental estão intimamente ligadas.