Notícias a 20/03/2024

Boletim Epidemiológico N.º 3 - Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024

Boletim Epidemiológico N.º 3 – Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024 – DGS

Boletim Epidemiológico N.º 3 - Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024

A Direção-Geral de Saúde (DGS) informa que entre 1 de janeiro de 2024 e 17 de março de 2024 foram confirmados 17 casos de sarampo em Portugal, de um total de 118 casos suspeitos notificados, estando em investigação 7 casos.

Dos casos notificados até à data, 100 foram negativos para o sarampo.

Em relação à semana anterior foi confirmado mais 1 caso de sarampo, na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os dados constam do Boletim Epidemiológico N.º 3 – Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024, publicado semanalmente à terça-feira pela DGS, disponível aqui:


Saúde Oral: Maioria dos tratamentos realizados no SNS são preventivos – DGS

Saúde Oral: Maioria dos tratamentos realizados no SNS são preventivos

De acordo com os mais recentes dados do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelados no Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), a taxa de tratamentos preventivos realizados no SNS subiu mais de 10% nos últimos seis anos, resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem.

O acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais.

Em 2023, manteve-se a progressiva diminuição dos tratamentos curativos realizados através de cheques dentista em crianças e jovens dos 7, 10 e 13 anos, com mais de 70% de tratamentos preventivos realizados.

O PNPSO emitiu 635 260 cheques dentista no ano passado, abrangendo 428 353 utentes. A taxa de utilização foi de 68%, o que representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

O número de referenciações emitidas em 2023 para consulta de medicina dentária – 86 170 – foi o mais alto de sempre, tendo sido utilizadas 26 496. Também a referenciação para consultas de higiene oral subiu face a 2022, registando-se 27 527 referenciações e utilizadas 15 293.

Atualmente, os grupos com acesso a consulta de higiene oral nos Centros de Saúde são as crianças e jovens com 4, 7, 10 e 13 anos. No grupo com acesso a consulta de estomatologia ou medicina dentária através da emissão de cheque dentista incluem-se as grávidas, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/SIDA e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

Com o objetivo de atingir uma taxa de utilização de 75%, a DGS continua a reforçar todas as medidas que permitam simplificar o acesso e utilização do cheque dentista/ referenciação para higienista oral, nomeadamente, através do procedimento, atualmente em curso, para desmaterializar o acesso através de forma digital.


Dia Mundial da Saúde Oral assinalado em Coimbra pela DGS

Dia Mundial da Saúde Oral assinalado em Coimbra pela DGS

No Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, destacou os ganhos conseguidos no último ano, frisando que “2023 trouxe mais prevenção e menos tratamento: mais de 70% dos tratamentos realizados através de cheques dentista foram tratamentos preventivos”.

Em Coimbra, num evento onde se abordou o futuro da saúde oral, coorganizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Ordem dos Médicos Dentistas e pela Câmara Muncicipal de Coimbra, Rita Sá Machado sublinhou o trabalho relevante que “milhares de profissionais em todo o país desempenham em prol da saúde oral – equipas de saúde pública, cuidado de saúde primários e hospitalares, setor privado, setor social, entre muitos mais”.

Nos últimos seis anos a taxa de tratamentos preventivos aumentou 10%. A Diretora-Geral da Saúde referiu que “esta é uma tendência que a DGS, através do seu Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), e todos os nossos parceiros, têm de impulsionar: Mais prevenção!”.

Em 2023, o PNPSO emitiu 635 260 cheques dentista, abrangendo 428 353 utentes. A taxa de utilização foi de 68%. Rita Sá Machado explicou que “temos de atingir o objetivo proposto de uma taxa de utilização de 75%”.

Neste âmbito, o “IV Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais” vai fazer um diagnóstico da saúde oral em Portugal, retratando a situação ao nível dos cuidados, nível de literacia em saúde oral da população portuguesa e qual a utilização dos serviços públicos de saúde oral. “O estudo vai permitir atualizar o diagnostico e apoiar o planeamento e a implementação de novas políticas e ações que permitam alcançar ganhos em saúde oral da população”, destacou a Diretora-Geral da Saúde.

O evento contou com a intervenção de vários especialistas na área da saúde oral, tendo sido também apresentada a “Declaração de Princípios do Dia Mundial da Saúde Oral”, que congrega um conjunto de recomendações e compromissos para melhorar os resultados em saúde oral em Portugal e na Europa.

O “SOBE +, Projeto Escovar na Escola” foi igualmente divulgado, através da partilha da experiência e testemunho das crianças e professoras das escolas a nível nacional, e anunciada a melhor “Boa Práticas em Saúde Oral Pública”, dirigida a profissionais de saúde que desenvolvem as suas atividades em Saúde Oral Pública/ Comunitária.


Cuidados Paliativos em Chaves

20/03/2024

Investimento foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Saúde

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro tem agora uma resposta reforçada na área dos cuidados paliativos. O novo investimento em Chaves, que permitiu remodelar uma das alas de internamento, foi inaugurado na quinta-feira, dia 14 de março, pelo Secretário de Estado da Saúde, proporcionando agora mais respostas aos utentes da região.

O investimento traduziu-se numa remodelação completa de uma ala de internamento da unidade hospitalar de Chaves, no valor aproximado de 1,2 milhões de euros, financiados em grande parte através do Programa Norte 2020. Desta forma, o Serviço de Medicina Paliativa alarga a sua capacidade de atendimento para 28 doentes em enfermaria.

A inauguração formal decorreu este mês, mas desde junho de 2023 que o serviço está já em funcionamento e a prestar assistência a casos clínicos mais complexos, com o Secretário de Estado da Saúde a elogiar a aposta feita numa área muito sensível e em que é essencial conseguir respostas próximas e que aliem a diferenciação com o humanismo.

Com a diferenciação agora conseguida, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro conseguiu aumentar o número de pessoas atendidas, diminuir o tempo de espera e melhorar os resultados em termos de mortalidade. Este investimento possibilitou, por isso, um atendimento mais eficaz e humanizado.

Criada no início de janeiro, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.


Investimentos no Hospital de Bragança

20/03/2024

Secretário de Estado da Saúde visitou obras na maternidade e ampliação da Medicina Intensiva

O Secretário de Estado da Saúde visitou, no passado dia 15 de março, os investimentos em curso na Unidade Hospitalar de Bragança, nomeadamente as obras de requalificação em curso na Maternidade, no valor de 712 mil euros, tendo em vista a criação de melhores condições, com mais conforto e segurança, para utentes e profissionais no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia.

As obras realizadas no âmbito do projeto de Eficiência Energética, com impacto ao nível da modernização e melhoria da eficiência das instalações, também fizeram parte do percurso da visita, que continuou até ao novo Bloco Operatório, novo Serviço de Patologia Clínica e nova Central de Esterilização, que vão passar a ter instalações com tecnologia avançada, tendo em vista a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados à população.

A visita terminou no Serviço de Medicina Intensiva, recentemente ampliado, que é uma referência nesta área de cuidados no interior do País.

A visita à ULS do Nordeste enquadra-se na estratégia de valorização do Serviço Nacional de Saúde, que contempla a realização de investimento ao nível do capital humano e das estruturas físicas, tendo em vista o fortalecimento dos serviços de saúde para garantir uma melhor resposta às necessidades da população.


Inaugurada a primeira USF do distrito de Bragança

20/03/2024

Secretário de Estado da Saúde inaugurou USF Tua Saúde, em Mirandela

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Ricardo Mestre, inaugurou na passada sexta-feira, 15 de março, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Tua Saúde, no Centro de Saúde de Mirandela I, no âmbito de uma visita à Unidade Local de Saúde do Nordeste. Trata-se da primeira USF constituída no distrito de Bragança e na área de abrangência da ULS do Nordeste, integrando o Departamento de Cuidados de Saúde Primários, e faz parte das 222 novas USF a nível nacional que, atendendo aos índices de desempenho positivos, transitaram este ano para modelo B – o mais avançado nesta área de cuidados.

Com uma equipa constituída por médicos, enfermeiros e assistentes técnicos, a USF Tua Saúde garante uma resposta moderna e de proximidade aos seus utentes, assegurando que todos têm acesso a médico e enfermeiro de família.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, acompanhado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, pelo Presidente da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, e pela Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues.

Durante as intervenções, a opinião foi unânime quanto às vantagens deste modelo de organização dos Cuidados de Saúde Primários para a população, numa ótica de proximidade e de articulação de cuidados, dando assim uma resposta célere e de qualidade às suas necessidades. Neste sentido, foi igualmente enaltecido e aplaudido o empenho dos profissionais que integram a USF Tua Saúde, que assumem um papel importante no fortalecimento dos serviços de saúde da região, em particular, e do Serviço Nacional de Saúde, em geral.

No acolhimento ao utente na USF, os profissionais valorizam as boas práticas clínicas e de atendimento em saúde, procurando a melhoria contínua dos indicadores associados à saúde e bem-estar de cada pessoa.

Integrado na reforma dos Cuidados de Saúde Primários, este modelo de cuidados pretende dar resposta, com autonomia funcional e técnica, às necessidades em saúde dos utentes, assegurando cuidados atempados e de qualidade à população, valorizando, ao mesmo tempo, o empenho dos profissionais que integram estas equipas, através da atribuição de incentivos remuneratórios pelo seu desempenho.

Aberta aos sábados

No âmbito da melhoria contínua da acessibilidade, eficiência e qualidade dos serviços disponibilizados à população, a USF Tua Saúde funciona também aos sábados, no período das 9h às 14h, permitindo, este horário complementar, aumentar a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos na USF Tua Saúde um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar.

As USF representam assim um modelo de prestação de cuidados de saúde de proximidade de nova geração, garantindo cuidados acessíveis e contínuos atendendo às necessidades de saúde ao longo da vida de cada pessoa.

Durante a cerimónia, o Conselho de Administração da ULS do Nordeste anunciou estar empenhado em apoiar a constituição de mais USF na sua área de abrangência.


Secretário de Estado inaugura diálise em Chaves

20/03/2024

Investimento reforça a capacidade de resposta do SNS na doença renal

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou na quinta-feira, dia 14 de março, o novo Centro de Responsabilidade Integrado – Centro de Diálise, em Chaves. Esta nova unidade da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro representa um investimento de 700 mil euros na resposta pública para as pessoas com doença renal.

Na inauguração do centro, o Secretário de Estado destacou a importância deste investimento para a região, para a ULS e, sobretudo, para as pessoas, uma vez que é alargada a capacidade de resposta às pessoas com doença renal crónica. O CRI – Centro de Diálise conta com equipamentos inovadores de última geração, bem como com as técnicas mais modernas de tratamento hemodialítico.

Desta forma, os utentes da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro veem reforçado, em proximidade, o acesso a uma resposta diferenciada e de qualidade. O facto de o serviço funcionar num modelo de Centro de Responsabilidade Integrado também vai permitir o estímulo do trabalho em equipa

Criada no início de janeiro, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.


SES visita unidades do SNS em Macedo de Cavaleiros

20/03/2024

Visita à ULS do Nordeste permitiu conhecer investimentos

Na passagem pelo distrito de Bragança, no dia 15 de março, o Secretário de Estado da Saúde esteve na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, onde visitou as obras de modernização de edifícios e infraestruturas realizadas no âmbito do projeto de Eficiência Energética e as obras em curso de alargamento e modernização dos Serviços Farmacêuticos.

Ricardo Mestre visitou ainda as Unidades de Convalescença e de Cuidados Paliativos, onde teve oportunidade de contactar de perto com os profissionais que se dedicam ao acompanhamento dos doentes e das suas famílias, tendo sido enaltecido o alargamento destes cuidados num contexto de proximidade, através de equipas multidisciplinares que se deslocam diariamente ao domicílio dos doentes.

No Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, as atenções estiveram voltadas para o novo sistema de atendimento telefónico, o Aurora TeleQ, um projeto piloto na ULS do Nordeste, para garantir que todas as chamadas dos utentes têm uma resposta garantida, com rapidez e eficiência.


Novo acelerador linear em Vila Real

20/03/2024

Equipamento inaugurado pelo Secretário de Estado da Saúde reforça resposta na radioterapia

A unidade de Vila Real da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro conta com um novo acelerador linear. A inauguração do equipamento decorreu na quinta-feira, dia 14 de março, tendo sido presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

O novo acelerador linear representa um investimento de modernização do Hospital de Vila Real que ascende a cinco milhões de euros e que vai permitir reforçar os tratamentos de radioterapia no centro oncológico desta região. A aquisição foi financiada pelo Programa Norte 2020.

O equipamento vai também permitir ampliar de forma muito significativa a capacidade de atendimento aos doentes com diferentes tipos de patologia oncológica, estimando-se que seja possível garantir um total de 15 mil tratamentos por ano.

Na cerimónia de inauguração deste segundo acelerador linear da ULSTMAD, o Secretário de Estado da Saúde lembrou que este equipamento há muito tempo que era solicitado e que vai agora permitir tratar em proximidade, com qualidade, eficácia e mais rapidez um importante número de cidadãos.

Criada no início de janeiro, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.