Notícias a 21/03/2024

Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS para descobrir

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da DGS

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da DGS

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante os dias 22 e 23 de março de 2024. Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo e Algarve e o interior da Região Centro.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:

– a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

– os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.

– os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

– em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente ou a App QualAr.


Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS para descobrir – DGS

Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS para descobrir

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está na Comic Con Portugal até domingo (24 de março de 2024), na Exponor – Feira Internacional do Porto, para apresentar os novos super-heróis criados para o evento.

Presente na área Kids, a DGS conta com atividades para os mais novos, que vão poder criar, ao longo destes quatro dias, uma banda desenhada com sugestões no âmbito da alimentação saudável, jogar os “Exploradores da Saúde”, e participar num desafio de criação de uma narrativa sobre o que devemos fazer pela nossa saúde, com foco no estilo de vida saudável.

No espaço da DGS vai ser possível, ainda, tirar fotografias, assumindo o papel de super-herói da Saúde.

Mais informações aqui.


Hospital de Beja já tem ressonância magnética

21/03/2024

Secretário de Estado da Saúde inaugurou equipamento, que garante cobertura plena no SNS

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou esta quarta-feira, 20 de março, o novo equipamento de ressonância magnética no Hospital de Beja, um investimento de 1,5 milhões de euros financiado por verbas comunitárias do Portugal 2020. Beja era o único distrito do país sem esta tecnologia, completando-se a dotação dos hospitais nesta área e ficando garantida a “cobertura plena” no Serviço Nacional de Saúde.

Em fase de testes, o equipamento deverá começar a funcionar a partir da próxima semana, evitando que os utentes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tenham de deslocar-se a Évora ou Lisboa para fazer exames. Anualmente, a ULSBA encaminhava cerca de 5 mil utentes por ano para ressonância magnética, estimando que será possível internalizar 70% dos exames. “Com este investimento temos ganhos pessoais, ganhos de diagnóstico e ganhos na gestão do SNS”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde.

“A região de Beja era a única do país que ainda não tinha este serviço disponível para a população e, portanto, desde logo, vem colmatar uma necessidade que existia neste distrito, que agora fica coberto com esta valência”, acrescentou Ricardo Mestre, apontando vantagens também na fixação de profissionais. Uma das aspirações é que a ULSBA recupere a idoneidade formativa na especialidade de imagiologia: o hospital deixou de receber internos desta área há mais de uma década por ser obrigatória a formação em ressonância magnética e, por isso, este é um aspeto central para o recrutamento de jovens médicos para a região.

O investimento na modernização tecnológica prossegue com 117 milhões de euros do PRR canalizados para esta área, com os quais está prevista a aquisição e substituição de 82 equipamentos pesados para os hospitais, entre os quais 18 Ressonâncias Magnéticas; 25 Tomografias Computorizadas; 13 Angiógrafos; 8 Câmaras Gama e 11 Aceleradores Lineares. Vão ser ainda instalados nos hospitais do SNS mais seis robôs cirúrgicos, passando a ser 13 no total.


Instituto Ricardo Jorge participa em reunião do Núcleo de Estudo da Fibrose Quística

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em reunião do Núcleo de Estudo da Fibrose Quística

21-03-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana (DGH), participou, nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Oeiras, numa reunião de trabalho do Núcleo de Estudo da Fibrose Quística. O encontro decorreu no âmbito do Fórum Outono das Comissões de Trabalho, promovido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Laura Vilarinho e Ana Marcão, da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do DGH do INSA, apresentaram os dados do rastreio neonatal relativos ao perfil genético dos doentes com Fibrose Quística, numa sessão marcada pela partilha de experiências e pelo foco nas novas abordagens terapêuticas e nos avanços da telemedicina para monitorização e acompanhamento dos doentes com esta patologia.

A fibrose quística é uma doença genética rara, de evolução progressiva, que se caracteriza pela disfunção das glândulas exócrinas. Devido a uma anomalia no funcionamento das trocas de água e sal, são produzidas secreções mais espessas do que o normal, provocando obstruções a vários níveis do organismo. Apesar dos avanços nos tratamentos dos sintomas e infeções, ainda não existe cura para esta doença e a maioria dos seus portadores acaba por morrer ainda jovem, entre os 20 e 40 anos, geralmente por insuficiência respiratória.

O PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. O painel das doenças rastreadas é constituído por 28 patologias: hipotiroidismo congénito, fibrose quística, drepanocitose (integrou painel em 2023, após conclusão de estudo-piloto em dezembro de 2022), atrofia muscular espinal (em fase de estudo-piloto, iniciado em outubro de 2022) e 24 doenças hereditárias do metabolismo.


4th HBM-PT: submissão de resumos de comunicações até 28 de março – INSA

imagem do post do 4th HBM-PT: submissão de resumos de comunicações até 28 de março

21-03-2024

Os interessados em apresentar trabalhos, em formato de comunicação oral ou poster, no quarto Workshop de Biomonitorização Humana em Portugal (4th HBM-PT) deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos até 28 de março. O evento, que terá lugar, dia 19 de abril, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, visa discutir e partilhar o estado da arte da biomonitorização humana, estudos ambientais e de saúde e avaliação de riscos químicos em Portugal e na Europa.

Subordinado ao tema “Human Biomonitoring for a better protection of citizens’ health against chemical risks”, o 4th HBM-PT, que poderá também  ser acompanhado através de transmissão online, pretende reunir investigadores, especialistas em saúde ambiental ou ocupacional, reguladores, avaliadores e gestores de risco, indústrias químicas e outras partes interessadas portuguesas e promover a comunicação relativamente à utilização de dados HBM e/ou ambientais, bem como novos métodos de abordagem para melhorar a avaliação e gestão de riscos. A participação no evento é gratuita, sendo necessário o registo através deste formulário. Para submissão de resumos clique aqui.

Este workshop é organizado pelo Portuguese National Hub for Human Biomonitoring, formado no âmbito do projeto HBM4EU (European Initiative for Human Biomonitoring) e agora alargado aos parceiros do projeto PARC (Partnership for the Assessment of Risks from Chemicals), que inclui o INSA, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP), o Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Coordenado pela Agência Federal do Ambiente Alemã e financiado no âmbito do programa europeu Horizonte 2020, o HBM4EU (European Human Biomonitoring Iniciative) é um consórcio europeu que conta com a participação de 30 países e da Comissão Europeia. Esta iniciativa tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos impactos associados na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos.

A biomonitorização humana sustenta a avaliação da exposição humana a substâncias químicas mediante a medição dessas mesmas substâncias ou dos seus metabolitos ou marcadores de efeitos nos fluidos ou tecidos do organismo. Ao nível do indivíduo, os dados da biomonitorização humana permitem tomar decisões mais informadas no que respeita a tratamentos médicos ou orientações relativas à necessidade de reduzir os níveis de exposição.