Notícias a 22/03/2024

ORIENTACÃO 002-2024_Medicos do Trabalho 22-03-2024

ORIENTACÃO 002-2024_Medicos do Trabalho 22-03-2024 – DGS

ORIENTACÃO 002-2024_Medicos do Trabalho 22-03-2024

ORIENTACÃO 002-2024_Medicos do Trabalho 22-03-2024

É revogada a Orientação n.º 003/2018 de 11/06/2018.


Norma nº 001-2024 Profilaxia de Pré-exposição ao VIH de 22-03-2024 – DGS

Norma nº 001-2024 Profilaxia de Pré-exposição ao VIH de 22-03-2024

Norma nº 001-2024 Profilaxia de Pré-exposição ao VIH de 22-03-2024 

É revogada a Norma N.º 025/2017, de 28/11/2017, atualizada a 16/05/2018

 

Situação epidemiológica de Hepatite A – DGS

Situação epidemiológica de Hepatite A

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que, de acordo com os dados de vigilância epidemiológica e laboratorial disponíveis no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), entre 1 de janeiro e 18 de março de 2024, foram notificados 43 casos confirmados de hepatite A.

A maioria dos casos são do sexo masculino (37 casos), com idade entre 20-49 anos, 37% em contexto de transmissão sexual (16 casos), e sem casos graves ou óbitos reportados. Do total de casos confirmados, 26 (60%) são de infeção adquirida em Portugal, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo (31 casos). Dezasseis casos são de estrangeiros residentes em Portugal.

A Informação está disponível aqui.


Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico – DGS

Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico

Desde que o Programa Nacional para a Tuberculose (PNT) da Direção-Geral da Saúde foi criado em 1995, assistiu-se a uma melhoria sustentada no controlo e prevenção da doença, residindo uma boa parte do sucesso nos princípios de gratuidade e acesso aos cuidados de saúde para toda a população. Contudo, com a redução da incidência da tuberculose (TB), assistimos a um aumento progressivo da mediana de dias até ao diagnóstico da doença, e a uma maior frequência de TB em pessoas em situação de maior vulnerabilidade, exigindo uma diferente abordagem, com a consequente necessidade de reorganização das respostas à população.

Considerando a reforma em curso no Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de alcançar os objetivos da Organização Mundial de Saúde de redução da Tuberculose, é necessário dar enfoque à vigilância em saúde pública e organizar a prestação de cuidados de forma integrada, mantendo centros de alta diferenciação e a estabilidade da resposta dos cuidados de saúde.  

Assim, a Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a Direção Executiva do SNS e outros parceiros, publica um documento orientador para a reorganização dos serviços de tuberculose a nível nacional.

As sugestões para melhoria do documento devem ser enviadas para pnt@dgs.min-saude.pt. 

Consulte aqui o Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico.


Casos de tuberculose diminuem nos últimos seis anos – DGS

Casos de tuberculose diminuem nos últimos seis anos

O decréscimo da taxa de incidência de tuberculose em Portugal manteve-se em 2022, situando-se nos 13,4 casos por 100 mil habitantes, uma redução que tem sido consistente nos últimos seis anos. Contudo, Portugal mantém-se como um dos países europeus com incidência acima dos 10 casos por 100 mil habitantes, segundo os dados do mais recente Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal, publicado pelo Programa Nacional para a Tuberculose (PNT) da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A região de Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte mantêm-se como as que registam maior incidência, com 17,8 e 15,8 casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Os homens continuam a ser mais afetados do que as mulheres (65,7% do total de casos notificados em 2022), especialmente na idade adulta. Em 2022, 3,3% do total de casos ocorreram em crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. 

A taxa de incidência no grupo etário de crianças dos 0 aos 5 anos foi de 6,1 casos por 100 mil crianças. A população imigrante mantém-se como uma população em situação de maior vulnerabilidade, verificando-se um aumento na proporção de casos, em comparação com 2021 (30,1% em 2022, face a 25,9% em 2021). 

O número de dias até ao diagnóstico manteve-se elevado em 2022 (82 dias), embora com redução em relação ao valor de 2021 (86 dias). 

A DGS, através do PNT, aponta a necessidade de acelerar a redução percentual anual para alcançar as metas internacionais de redução 2015-2035, de 95% no número de mortes relacionadas com a tuberculose e em 90% da taxa de incidência de tuberculose.

A garantia de cobertura universal de saúde para a tuberculose, com cuidados de saúde de qualidade, integrados e centrados no doente, assim como o reforço de estratégias que promovam o diagnóstico precoce de tuberculose e o rastreio sistemático de contactos e de grupos em maior risco, são as prioridades de intervenção. 

Neste sentido, a DGS, em conjunto com as entidades do Serviço Nacional de Saúde, apresenta a 22 de março de 2024, o seu documento orientador de reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico. O PNT/DGS assume como estratégias prioritárias concentrar doentes graves e complexos em consultas de tuberculose de referência, melhorando o prognóstico e reduzindo a morbilidade e mortalidade. Incluem-se ainda como estratégias a promoção de ações de formação em tuberculose dirigidas às comunidades e profissionais de saúde, e da articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde – saúde pública, cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares – para melhor eficácia e respeito pelo cidadão envolvido.

Consulte o Relatório aqui.

 

Urgência de Psiquiatria da ULS do Oeste entra em funcionamento

22/03/2024

Novo serviço do Hospital das Caldas da Rainha inicia dia 25 de março

A Urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 25 de março, no Hospital das Caldas da Rainha, anunciou a entidade em comunicado.

A Urgência de Psiquiatria ficará sediada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, e funcionará todos os dias úteis entre as 8 e as 20 horas com a presença física de médico psiquiatra.

De acordo com a ULS do Oeste, o novo serviço irá receber utentes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Sobral de Monte Agraço, sendo que os utentes provenientes dos concelhos de Lourinhã, Cadaval e Torres Vedras continuam, transitoriamente, a ser referenciados para outro hospital.

Recorde-se que no início do mês de março, entrou em funcionamento a Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, no distrito de Leiria, com lotação para 15 camas, traduzindo-se em mais um investimento da ULS do Oeste na área da Saúde Mental.

A ULS do Oeste agrega numa única entidade, desde 1 de janeiro de 2024, o Centro Hospitalar do Oeste (que inclui os hospitais das Caldas da Rainha, de Torres Vedras e de Peniche), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul.

Integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, no distrito de Leiria, e os de Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço, no distrito de Lisboa. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².


Radiologia de intervenção na ULS Alto Ave

22/03/2024

Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães alarga o leque de procedimentos e disponibiliza novos tratamentos

A realização de procedimentos de radiologia de intervenção é um dos pontos fortes que a direção do Serviço de Imagiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave está a desenvolver no Hospital da Senhora da Oliveira (Guimarães), anunciou a entidade em comunicado.

Para a Diretora deste Serviço, Ana Salgado, “a implementação de técnicas inovadoras na radiologia de intervenção, com recurso a procedimentos médicos diferenciados e minimamente invasivos e utilizando equipamentos de última geração, representam uma oportunidade de diferenciação clínica, permitindo um tratamento e acompanhamento personalizado pela nossa equipa, elevando assim a qualidade do serviço prestado à nossa população”.

No ano de 2024 está previsto mais um significativo salto qualitativo. De acordo com a ULS do Alto Ave irão, por um lado, ser internalizados procedimentos ainda mais diferenciados, nomeadamente os endovasculares (por exemplo embolização brônquica, hepática e renal, doseamento das veias supra-renais e biópsia hepática transjugular) e, por outro, dar-se-á início a um programa de tratamento de nódulos benignos tiroideos, pela técnica de termoablação percutânea por micro-ondas, passando a ser um dos poucos hospitais públicos a realizar este tratamento. Como vantagens desta técnica, alternativa à remoção cirúrgica da tiróide, destaca-se o facto de ser realizado em regime de ambulatório, sem deixar cicatriz e com menos riscos para o doente.


Profissionais de saúde frequentam formação em análise computacional e bioinformática de variantes em doença genética – INSA

imagem do post do Profissionais de saúde frequentam formação em análise computacional e bioinformática de variantes em doença genética

22-03-2024

Um grupo de 11 profissionais da área da saúde, entre eles médicos, investigadores e especialistas de laboratório, frequentou, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a formação “Análise computacional e bioinformática de variantes em doença genética”. O curso permitiu aos formandos adquirir e aprofundar conhecimentos sobre o processamento de dados de sequenciação de nova geração (NGS) no âmbito do estudo de variantes de linha germinativa em doença genética, desde a avaliação de qualidade dos dados até à obtenção de resultados e da sua interpretação.

Promovido e organizado pela Unidade de Tecnologia e Inovação do Departamento de Genética Humana (DGH) do INSA, em colaboração com o Departamento de Promoção da Saúde e o Departamento de Doenças Infeciosas deste Instituto, a iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as várias etapas envolvidas na análise de variantes de linha germinativa associadas a doença genética, em paralelo com a análise prática de casos reais.

Trabalhando num servidor informático dedicado para o efeito, os participantes puderam realizar todos os passos da pipeline de análise bioinformática aplicada a casos clínicos, permitindo-lhes também uma familiarização com a interação com linha de comandos em sistema operativo Linux. A Sociedade Portuguesa de Genética Humana esteve também associada a esta iniciativa, através do pagamento do valor de inscrição para os seus sócios, garantindo ainda o serviço de coffee break.

O DGH desenvolve atividades no domínio dos determinantes genéticos da saúde e da doença, designadamente através de abordagens de índole epidemiológica, clínica, citogenética, bioquímica ou de genética molecular, e garante o planeamento e a execução do programa nacional de diagnóstico precoce. Com vista à melhoria dos conhecimentos e à obtenção de evidência para a decisão em saúde, o DGH desenvolve trabalho nas áreas das doenças genéticas, genómica funcional e estrutural, genotoxicidade ambiental, tecnologias de análise de DNA e vias de transdução de sinal e patologias associadas.


Instituto Ricardo Jorge dinamiza seminário sobre vigilância laboratorial de Neisseria meningitidis

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge dinamiza seminário sobre vigilância laboratorial de Neisseria meningitidis

22-03-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) realiza, no próximo dia 2 de abril, em formato online através da plataforma Teams (14:00), o primeiro Seminário Técnico-Científico dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) do INSA em 2024, intitulado “Genetic Dynamics of Invasive Neisseria meningitidis strains in Portugal”. Promovida pelo Conselho Técnico dos TSDT do INSA, a iniciativa visa divulgar a importância do trabalho do Laboratório Nacional de Referência de Infeções Respiratórias a Agentes Bacterianos do INSA para a melhoria da qualidade da vigilância e investigação desta bactéria em Portugal.

Com moderação a cargo de Maria João Simões, ex-responsável da Unidade Laboratorial Integrada do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, a sessão terá como palestrante Célia Bettencourt, investigadora do Laboratório Nacional de Referência de Infeções Respiratórias a Agentes Bacterianos deste Instituto. A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia, até dia 27 de março, bastando para isso aceder ao seguinte link. O seminário será gravado com vista à sua reprodução, sendo que o acesso à reunião pressupõe o consentimento dos inscritos, nos termos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

A preleção de Célia Bettencourt irá incidir na implementação, em 2017, da sequenciação total do genoma (WGS) como uma nova abordagem à caracterização de estirpes de Neisseria meningitidis, que contribuiu para melhorar o conhecimento sobre a doença, bem como sobre a sua diversidade genética e dinâmica evolutiva de estirpes invasivas de Neisseria meningitidis isoladas em Portugal durante as duas últimas décadas.

Neisseria meningitidis é uma bactéria que tem como único hospedeiro o Homem. É um comensal da nasofaringe e ocasionalmente causa doença invasiva como meningite e septicémia. Apesar dos avanços científicos, tanto de diagnóstico como de terapêutica, a doença invasiva meningocócica (DIM) é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao seu aparecimento súbito e evolução rápida, afetando maioritariamente crianças e sendo associada a uma elevada taxa de letalidade (8-10%) e de sequelas graves (~20%).

A vigilância epidemiológica e laboratorial da DIM assume um papel muito importante na divulgação de informação, que contribui para implementar as medidas consideradas necessárias para o controlo e quebra da cadeia de transmissão da doença. Desde 2002, o Laboratório Nacional de Referência (LNR) para Neisseria meningitidis do INSA exerce um papel relevante na vigilância laboratorial desta doença.


Dia Mundial da Água | ACSS promove ação de sensibilização sobre o “Valor da Água”

imagem do post do Dia Mundial da Água | ACSS promove ação de sensibilização sobre o “Valor da Água”

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), através do Comité para a Sustentabilidade, assinalou ontem o Dia Mundial da Água, com uma sessão de sensibilização com a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL). Esta ação dedicada ao consumo sustentável de água da torneira abordou temas como a qualidade da água ou medidas de poupança.
No final das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de provar água da torneira aromatizada.

Nesta ação de sensibilização sobre o “Valor Água”, o Comité para a Sustentabilidade da ACSS reiterou o seu compromisso com as boas práticas de sustentabilidade ambiental, aderindo à campanha da EPAL de incentivo ao consumo de água da torneira, com a colocação de jarros de vidro nas áreas comuns das suas instalações.

Este Comité tem por missão a coordenação e implementação de boas práticas na instituição, através do envolvimento dos trabalhadores na definição e concretização de medidas na vertente ambiental, social e económica.

O Comité para a Sustentabilidade da ACSS tem desenvolvido diversas atividades, como a implementação de campanhas de sustentabilidade – eficiência energética, eficiência hídrica, redução da produção de resíduos -, colocação de contentores para a correta separação dos resíduos, entrega de resíduos com fins solidários – pilhas e tampinhas – bem como a realização de ações de sensibilização e formação aos colaboradores da ACSS neste domínio.

Publicado em 22/3/2024

Dia Mundial da Água 2024 – INSA

imagem do post do Dia Mundial da Água 2024

22-03-2024

Assinala-se a 22 de março o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. Em 2024, a data é subordinada ao tema “Water for peace – Aproveitando a água para a paz”, encontrando-se atualmente a decorrer uma campanha global, intitulada “Water for peace”, que incentiva o uso da água como força criadora de prosperidade, cooperação e harmonia entre países e comunidades.

A cooperação pelo acesso à água é essencial à paz entre comunidades, mas a necessidade de acesso à água pode também desencadear conflitos. Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as populações têm acesso desigual ou nenhum acesso, as tensões podem crescer entre comunidades e países, sendo que mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa fronteiras, existindo 153 países que partilham rios, lagos e aquíferos com os seus vizinhos.

Neste sentido é essencial garantir globalmente a qualidade e o bom funcionamento do ciclo da água pois dele dependem todos os setores da sociedade, desde a saúde pública, a produção alimentar e animal, os sistemas energéticos, a produtividade económica e a integridade ambiental. Em Portugal, as albufeiras constituem uma reserva essencial de água para os seus diferentes usos, existindo, porém, um contraste notório nas reservas do Norte e do Sul do país. As alterações climáticas acentuam o aumento deste contraste e do problema da escassez da água, pelo que é urgente o apelo ao uso sustentável e racional da água.

Atentos a todos estes fatores de risco para a saúde pública e para os ecossistemas, o Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) desenvolve estudos visando identificar, caracterizar e monitorizar situações de risco para a saúde humana através da produção de evidência científica e analítica necessárias para fundamentar e enquadrar a tomada de decisão técnica e política. O INSA contribui ainda, através da identificação e caracterização de parâmetros que asseguram a qualidade das águas dos efluentes das respetivas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), para a reutilização segura destas águas, reduzindo assim potenciais riscos para a Saúde Pública.

Promovido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Dia Mundial da Água é todos os anos assinalado a partir de um tema, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável, de forma a proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida das populações. Para mais informações, consulte o site do Dia Mundial da Água 2024 (em inglês).