Notícias a 2 e 03/04/2024

Relatório N.º 26 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Relatório N.º 26 da Vacinação Sazonal 2023/2024 – DGS

Relatório N.º 26 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Entre 29 de setembro de 2023 e 31 de março de 2024 foram vacinadas 1.990.843 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 2.493.596 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório N.º 26 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 2 de abril de 2024 está disponível aqui:


Informação mensal de março de 2024 sobre mpox em Portugal – DGS

Informação mensal de março de 2024 sobre mpox em Portugal

De 1 de junho de 2023 a 31 de março de 2024 foram reportados um total de 240 casos de mpox em Portugal, com 2 novos casos desde a Informação mensal de fevereiro de 2024, apresentando uma tendência decrescente.

Mantendo-se ativo o surto a nível nacional e internacional, a 8 de março de 2024 a Direção-Geral da Saúde atualizou os seguintes documentos:

Norma nº 006/2022 de 12/07/2022, atualizada a 08/03/2024, relativa à Vacinação contra mpox, atualizando a informação no que se refere a situações para utilização da via subcutânea para a vacinação pré-exposição,  definição de imunossupressão grave para efeitos de vacinação contra mpox e a necessidade de informação prévia específica, se vacinação na gravidez e na pediatria;

Orientação nº 004/2022 de 31/05/2022, atualizada a 08/03/2024, relativa à Abordagem de casos mpox, atualizando a informação de acordo com a Organização Mundial a Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa), relativa à terminologia da doença, definição de caso, notificação no sistema SINAVE, gestão e vigilância de contatos e vacinação.

Considerando os grupos de risco acrescido é fundamental promover o cumprimento e duas doses de vacinas de forma a garantir a proteção contra a doença.

A lista de locais de vacinação nas diferentes regiões do país encontra-se aqui.

O site da DGS permite ainda o acesso a diferentes materiais de divulgação sobre vacinação, podendo a versão impressa dos mesmos ser solicitada à DGS através do email comunicacao@dgs.min-saude.pt


Jornadas da DGS “Vigilância em Saúde Pública: perspetivas futuras”

Jornadas da DGS “Vigilância em Saúde Pública: perspetivas futuras”

A Direção-Geral da Saúde organiza, a 11 e 12 de abril de 2024 no Infarmed I.P. em Lisboa, as Jornadas da DGS “Vigilância em Saúde Pública: perspetivas futuras”, com o objetivo de criar um espaço aberto de discussão sobre o novo Regulamento europeu (UE) 2022/2371 no que se refere à nova visão geral da vigilância da saúde pública, que implica alterações a nível dos Estados-Membros.

Organizado para profissionais da rede de saúde pública a todos os níveis de atuação, em especial os que trabalham em vigilância, este será um evento híbrido, estando a participação presencial limitada à capacidade da sala (60 pessoas).

As Jornadas da DGS têm como objetivo, também, atualizar conhecimentos na área laboratorial de caracterização genómica de agentes, e nas áreas de gripe de origem animal, doenças transmitidas por vetores e mpox.

Os participantes online terão acesso às sessões plenárias.

O registo de inscrição deve ser efetuado através do link – https://forms.office.com/e/PcNahq9LMs  –  até 7 de abril de 2024.

Consulte o Programa aqui:


UNICOM: Infarmed partilhou a sua experiência sobre a aplicação da IDMP

Unicom 2 abril

02 abr 2024

Para: Divulgação geral

No âmbito da sua participação no projeto @UNICOM – Up-scaling the global univocal identification of medicines, o Infarmed efetuou uma apresentação de partilha de informação e conhecimento sobre a aplicação das normas ISO para a identificação de medicamentos (ISO IDMP – Identification of Medicinal Products).

A apresentação focou-se na adequação dos procedimentos regulamentares à utilização do SPOR e aplicação da IDMP.

Estas sessões são utilizadas para partilha de conhecimento dentro do grupo de trabalho do UNICOM que o Infarmed integra e que reúne onze autoridades nacionais de medicamento, mas também para o próprio consórcio UNICOM e para fora do próprio projeto UNICOM.

O UNICOM é um projeto financiado pela Comissão Europeia com o qual se pretende impulsionar a implementação da ISO IDMP (Identification of Medicinal Products). Aproximando-se o fim do projeto foi disponibilizado um vídeo sobre os resultados do mesmo:https://youtu.be/_ROLbV2l-DI.


O Autismo: Sabe o que é? – INSA

imagem do post do O Autismo: Sabe o que é?

02-04-2024

Assinala-se a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo. O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância, e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados. No entanto, há uma grande variabilidade na apresentação do autismo, razão pela qual se define esta perturbação como espetro do autismo.

Para dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) no âmbito da Perturbação do Espetro do Autismo e contribuir para a consciencialização sobre esta condição médica, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do INSA editou uma brochura sobre o que é o autismo, como se deteta, quais as causas e o que fazer em caso de existir um diagnóstico de autismo.

Os sintomas de autismo estão presentes desde cedo durante o desenvolvimento das crianças, mas, muitas vezes só são valorizados quando determinadas capacidades, como a linguagem, não se desenvolvem no momento esperado. O diagnóstico de autismo é feito por equipas especializadas e baseado na presença de determinadas alterações de desenvolvimento e comportamento. Existem vários instrumentos para a avaliação de crianças com suspeita de autismo que permitem um diagnóstico clínico fiável e sensível.

A perturbação do espetro do autismo abrange um grande número de crianças com problemas de desenvolvimento e comportamento de maior ou menor gravidade. Os estudos mais recentes indicam que os genes são uma parte do problema, mas não explicam todas as situações, nem são sempre o único problema. Os fatores do ambiente podem também influenciar o efeito dos genes. Para saber mais sobre esta condição, consulte a brochura desenvolvida pelo DPS.