CHUC | Automatização de laboratórios: Investimento de 10M€ no Serviço de Patologia Clínica

28/05/2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a implementar uma cadeia laboratorial de elevado grau de automatização, em conformidade com o conceito corelab, no Edifício São Jerónimo, localizado no campus do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Este projeto, que implica um investimento de dez milhões de euros, surge no âmbito da reorganização dos laboratórios do Serviço de Patologia Clínica (SPC) do CHUC e tem como principais objetivos reduzir o tempo de resposta aos pedidos de análises e o número de amostras colhidas por doente, bem como otimizar recursos e simplificar processos e fluxos de trabalho.

O investimento vai ser repartido por cinco anos e permitirá a automatização total de cerca de seis milhões e 200 mil análises realizadas anualmente no laboratório principal do polo HUC, o que representa mais de 90% do total de análises realizadas neste laboratório.

Em 2017, o SPC do CHUC realizou mais de oito milhões e 200 mil análises, no total dos laboratórios de que dispõe – incluindo os dos hospitais Pediátrico e Geral (Covões) – que, com esta intervenção, serão também objeto de uniformização tecnológica e de recursos, para além da uniformização da carteira de serviços laboratoriais.

As principais áreas de automatização incluem a bioquímica, hematologia, serologia infeciosa, imunologia e imunoquímica, num vasto painel de parâmetros analíticos.

O CHUC prevê, com a organização do trabalho em conceito corelab, uma redução anual de custos superior a um milhão de euros na aquisição de reagentes, verificando-se, também, ganhos indiretos relevantes, como o conceito do «tubo único», a existência de apenas um frigorífico para amostras e outro para reagentes, a total rastreabilidade das amostras, a gestão documentada da informação e a libertação de profissionais para as áreas mais diferenciadas e com menor grau de automatização.

Estima-se, ainda, uma redução anual de 80 mil tubos de sangue colhidos, promovendo o bem-estar do doente, a melhor eficácia assistencial e o equilíbrio ambiental, reduzindo em 35% a produção dos resíduos hospitalares associados.

A entrada em funcionamento do corelab do CHUC está prevista para o último trimestre de 2018.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/