ARS Norte | SMS para todos: Envio de mensagens aos utentes alargado a toda a região

06/12/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte alargou o serviço de envio de mensagens SMS aos utentes dos cuidados de saúde primários a avisar sobre as consultas, médicas e não médicas, agendadas, a toda a região.

Todos os utentes dispõem, desde o dia 5 de dezembro, do serviço de SMS, alertando-os para o dia e hora da consulta, bem como a unidade de saúde e respetivo contato. Desta forma, os cidadãos passam a dispor de um centro de saúde mais próximo e mais ativo a resolver os problemas das pessoas.

A iniciativa foi implementada em meados de 2018, numa primeira fase em modelo piloto, beneficiando os utentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde o projeto «SNS + Proximidade» está em efetividade: Barcelos/Esposende, Gondomar e Porto Ocidental. Após avaliação e classificação do mesmo com níveis de satisfação, por parte dos utentes e profissionais, muito elevados, foi agora alargado a todos os ACES da região Norte.

Com este novo serviço de proximidade e de interação entre profissionais e utentes do Serviço Nacional de Saúde, bem como do interesse que a informação constante em cada SMS representa para os utentes, a ARS Norte pretende maximizar recursos, eliminar faltas desnecessárias a consultas, perdas de tempo com deslocações e despesas para os utentes com telefonemas, bem como ampliar os níveis de gestão e de eficiência dos serviços.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/