Alimentação Saudável: Melhoria do Estado de Saúde e Bem-Estar

Um consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional dos cidadãos tem um impacto direto na prevenção e controlo das doenças mais prevalentes a nível nacional (doenças cardiovasculares, oncológicas, diabetes e obesidade) mas também deve permitir, simultaneamente, o crescimento e a competitividade económica do país em outros setores como os ligados à agricultura, ambiente, turismo, emprego ou qualificação profissional. Por esses motivos, existe em Portugal o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.

A coordenação deste Plano disponibiliza uma página na internet, que hoje lhe damos a conhecer e que pode consultar aqui. Esta página é um espaço informativo na área da nutrição e alimentação saudável, onde os cidadãos e os profissionais de saúde encontram, entre outros, dados de qualidade sobre a situação alimentar nacional, sobre alimentos e nutrientes, recomendações e ainda receitas saudáveis e ferramentas para utilizar no dia-a-dia.

Poderá ainda saber mais sobre “Boas práticas” que os profissionais do Serviço Nacional de Saúde estão a desenvolver  nas diferentes Administrações Regionais de Saúde do país em prol da promoção da alimentação saudável bem como diferentes iniciativas da sociedade civil. Este sítio é atualizado com a mais recente informação científica disponível,  contando com a colaboração dos melhores peritos a nível nacional.

www.alimentacaosaudavel.dgs.pt