Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes – “Diabetes: Factos e Números” – 7ª Edição – DGS

Diabetes: Factos e Números 2015 – 7ª Edição

O Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes – “Diabetes: Factos e Números” -, apresenta a sua 7.ª edição, relativa à informação disponível em Portugal sobre a Diabetes no ano de 2014. O seu objetivo é constituir um repositório da informação disponível sobre a Diabetes em Portugal, produzida por diversas fontes científicas e institucionais.

Veja aqui o Relatório

Veja a edição anterior:

Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes – “Diabetes: Factos e Números” (2013)

Veja a informação do Portal da Saúde:

DGS divulga relatório do observatório nacional, alertando para o aumento da diabetes. Há cerca de 150 novos casos por dia.

O Observatório Nacional da Diabetes apresentou a sétima edição do relatório – Diabetes: Factos e Números – com a informação disponível, em Portugal, sobre a diabetes, no ano de 2014.De acordo com o documento, apresentado ontem, dia 3 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de um milhão de portugueses, no grupo etário dos 20 aos 79 anos de idade, tem diabetes, a que se juntam mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes.A DGS divulga, através do Programa Nacional para a Diabetes, em parceria com o Observatório da Diabetes e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e que quase metade dos doentes com diabetes (40%) não sabe que tem a doença.A prevalência estimada da doença na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%.Verifica-se a existência de uma diferença estatisticamente significativa na prevalência da diabetes entre os homens (15,8%) e as mulheres (10,8%).Constata-se também a existência de um forte aumento da prevalência da diabetes com a idade. Mais de um quarto das pessoas entre os 60 e os 79 anos de idade tem diabetes.O objetivo do Relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes é constituir um repositório da informação disponível sobre a diabetes em Portugal, produzida por diversas fontes científicas e institucionais.