Gratuito: Seminário “Geriatric Study In Portugal On Health Effects Of Air Quality In Elderly Care Centers” – INSA

Com o objetivo de apresentar as conclusões do estudo GERIA (Geriatric Study in Portugal on Health Effects of Air Quality in Elderly Care Centers), realiza-se, dia 11 de dezembro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, o seminário final deste projeto de investigação científica. O evento, que tem entrada livre mediante inscrição prévia, será transmitido por videoconferência para as instalações do Instituto Ricardo Jorge no Porto.

Coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge e pelo Instituto de Saúde Pública do Porto (ISPUP), o GERIA avaliou a ventilação e a qualidade do ar interior em equipamentos residenciais para pessoas idosas (ERPI) das cidades de Lisboa e do Porto, e o seu impacto na saúde respiratória dos idosos. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT-UNL) e a Nova Medical School (NMS-UNL).

Neste seminário serão apresentadas as conclusões do estudo e disponibilizada a publicação do projeto com as principais recomendações. A sessão contará com a participação de especialistas nas diversas vertentes do projeto e destina-se a um público técnico, aos responsáveis das ERPI envolvidas, às respetivas entidades tutelares e a todos os interessados nesta matéria.

O estudo GERIA surgiu de uma parceria entre engenheiros, técnicos especialistas em qualidade do ar interior e técnicos de saúde visando contribuir para a criação de espaços mais saudáveis e a consequente melhoria da qualidade de vida dos idosos residentes em ERPI. Para mais informações, consultar o site do projeto ou o programa do seminário.