Gratuito: DIA C | Conversas sobre Ética nas Ciências da Vida, a 25 de Fevereiro, em Lisboa – CNECV

DIA C | Conversas sobre Ética nas Ciências da Vida

Melhoramento Cognitivo

Pavilhão do Conhecimento | 19.30

O Dia C é um ciclo de conversas sobre ética nas ciências da vida, organizado pela Ciência Viva e pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às 21.00. Em cada sessão um painel de especialistas apresenta um tema actual e controverso. Segue-se um debate entre os especialistas e o público, com o apoio de um moderador.

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Alguns desenvolvimentos recentes para tratar perturbações de saúde mental, como défice de atenção, depressão ou Alzheimer, poderão também ser usados para intervir em cérebros “normais”. Psicofármacos, implantes neuronais e interfaces cérebro-máquina apresentam-se como formas de melhoramento cognitivo e prometem desenvolver a memória, a atenção, a resistência ou competências sociais.

Mas o melhoramento cognitivo levanta questões que merecem debate alargado. Será mesmo real e duradoura? Como se distingue tratamento de melhoramento? A quem se pode aplicar, e quem poderá decidir sobre a sua aplicação? Que riscos físicos e psicológicos envolve? E que implicações sociais terá? Serão necessárias normas específicas para regular a sua utilização de forma não discriminatória? Deve a investigação biomédica para fins não-terapêuticos ser apoiada com financiamento público?

Oradores: Albino Jorge Oliveira-Maia (Fundação Champalimaud), Alexander Gerner (Universidade de Lisboa) e Teresa Summavielle (i3S-IBMC)

Moderador: Vasco Trigo

Os oradores:

Albino Jorge Oliveira-Maia

Albino Oliveira Maia é formado em Medicina pela Universidade do Porto, e doutorado em Neurociências, na Duke University. Já em Portugal, estudou psiquiatria de adultos na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e foi investigador de pós-doutoramento no Programa Champalimaud de Neurociências. Concluiu ainda um mestrado em Saúde Pública na Harvard School of Public Health, em Boston, estudando estimulação cerebral não-invasiva com o Prof. Alvaro Pascual-Leone. Albino Oliveira-Maia coordena actualmente a Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud e é psiquiatra e professor convidado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Albino Maia

Alexander Gerner

Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é dramaturgo, encenador teatral e investigador em filosofia das ciências. É bolseiro FCT de pós-doutoramento, com o projecto Philosophy of Cognitive Enhancement, no Centro de Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Dirige a linha temática de investigação do CFCUL (2015-2020) Filosofia das Tecnologias do Humano. Em 2011 foi bolseiro no CASBS (Universidade de Stanford), com o projecto Cognitive (Neuro-) Sciences and the Humanities.

 Alexander Gerner

Teresa Summavielle

Bióloga, com um doutoramento sobre o desenvolvimento do sistema nervoso exposto a psicoestimulantes. Dirige o Grupo de Biologia da Adição (i3S-IBMC), que explora os mecanismos de neurotoxicidade induzida pela adição a drogas. Coordena cursos sobre neurobiologia da adição em dois programas doutorais na Universidade do Porto) e é professora convidada na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Tem também trabalhado em comunicação de ciência como instrumento para prevenção do abuso de drogas entre adolescentes.

  Teresa Summavielle

 Inscreva-se aqui.

Não perca as próximas sessões:

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA

Dia 28 de Abril | BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL

Dia 26 de Maio | DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA (Sessão associada ao SciCom)

Dia 30 de Junho | ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA

Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA

Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO

Sessões anteriores:

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA