Análise: Integração dos Planos Locais de Saúde com o Plano Nacional de Saúde – DGS

Integração dos Planos Locais de Saúde com o Plano Nacional de Saúde

A avaliação do grau de  de integração dos objetivos e dimensões dos eixos presentes no Plano Nacional de Saúde nos Planos Locais de Saúde para melhor entender a sua presença foi o objetivo de um estudo efetuado no âmbito do estágio relativo ao Internato Médico.

Este projecto foi realizado bom base na publicação – Resenha dos Planos Locais de Saúde – acessível aqui e publicada em Novembro de 2015. Num total de 54 ACES ou ULS foram analisados 49 Planos Locais de Saúde, mas apenas 12 estavam completos. Verificou-se que há uma mediana integração dos eixos nos Planos Locais parcialmente justificado pelo facto de no período de cinco anos terem existido três Planos Nacionais de Saúde.

Para o efeito esta análise permitirá numa fase seguinte reflectir no Plano Nacional de Saúde as estratégias locais mais prevalentes, ou seja, a análise inversa. A publicação deste estudo permitirá recolher comentários para a melhor operacionalização do Plano Nacional de Saúde atual. Conclui-se da necessidade de criar um manual com orientações para a realização dos PLS de forma a melhor uniformizar a sua conceptualização e realização.

Consulte aqui a análise efetuada

Veja também:

Plano Nacional de Saúde e Estratégias Locais de Saúde – Resenha dos Planos de Saúde: Nacional, Regionais e Locais – DGS

Relatório da OMS Europa Sobre o Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020

Plano Nacional de Saúde (PNS): Revisão e Extensão a 2020