Nascer Cidadão no CHBM: Pais já podem pedir o cartão de cidadão neste Centro Hospitalar

O serviço Nascer Cidadão com Cartão de Cidadão já está disponível no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), desde o dia 1 de março de 2017.

A Leonor Veiga, que nasceu no passado dia 26 de fevereiro, pelas 20 horas, foi a primeira bebé a fazer este documento no CHBM.

A disponibilização deste novo serviço constitui uma mais-valia e simplificação do processo para os recém-nascidos e pais. Para ter o Cartão de Cidadão deve dirigir-se à unidade do registo civil, situada junto à entrada do serviço de obstetrícia, no piso 5, e efetuar o registo de nascimento da criança.

Se o bebé ainda estiver internado, o funcionário do registo deslocar-se-á à enfermaria para a recolha da fotografia, sendo necessário, apenas, depois, fornecer os restantes dados. O levantamento do documento será feito na conservatória escolhida pelos pais.

Com o projeto “Nascer Cidadão” já é possível, desde 1 de junho de 2008, fazer o registo imediato das crianças no hospital, logo após o seu nascimento. Os pais podem fazer o registo dos seus filhos, todos os dias úteis, entre as 13 e as 17 horas. O registo de nascimento é gratuito, mas para o Cartão de Cidadão é necessário realizar um pagamento em multibanco.

Esta medida foi anunciada pelo Ministro da Saúde, em 2016, no âmbito do programa de modernização administrativa Simplex+, como forma de tornar mais cómoda a prestação deste serviço.

Visite:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/