Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho - 28 de abril

Assinala-se no dia 28 de abril o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho sobre o tema “Otimizar a recolha e a utilização de dados”, focando-se na necessidade critica de os países melhorarem a sua capacidade de recolher e utilizar dados fiáveis de segurança e saúde no trabalho.

A Agenda 2030 das Nações Unidas define metas de Desenvolvimento Sustentável com foco no combate à pobreza, na proteção do planeta e na garantia de prosperidade de todos. Estes objetivos incluem a promoção de um “crescimento económico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos”, e as metas contemplam a “proteção dos direitos laborais e a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis” para todos os trabalhadores. A necessidade de reportar dados de desenvolvimento sustentável, relacionados com a Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se então dependente da definição e implementação de mecanismos fiáveis de recolha e utilização destes dados.

O estabelecimento de mecanismos é também uma exigência de diversas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para fins de prevenção, sendo estes instrumentos indispensáveis para a deteção de novos riscos e riscos emergentes, identificação de setores perigosos, desenvolvimento de medidas preventivas e implementação de políticas, sistemas e programas a nível Internacional, Nacional e Empresarial.

Saiba mais aqui sobre o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho.