Projeto de Requalificação: Hospitais de Coimbra vão ter silo com 1.200 lugares de estacionamento

Um silo-auto com 1.200 lugares no polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) é um dos resultados de uma parceria anunciada entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE (CHUC) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

A este silo-auto de quatro pisos – que terá acesso aos Hospitais da Universidade através de uma ponte pedonal com tapete rolante e que deverá estar construído até ao final de 2018, numa área de 6.500 metros quadrados – acresce a requalificação dos atuais parques e a criação de outros, que tornarão possível o estacionamento a 1.240 viaturas.

O polo Hospitais da Universidade de Coimbra ficará assim servido com um total de 2.440 lugares.

A parceria CHUC-SUCH, que implica um investimento de 20 milhões de euros sem recurso ao Orçamento do Estado, tornará ainda possível uma requalificação dos espaços envolventes aos HUC, assim como a requalificação global do campus do polo Hospital Geral (Hospital dos Covões) e a criação nesta estrutura hospitalar de seis parques de estacionamento com um total de 580 lugares.

O polo Hospital Pediátrico beneficiará de reorganização e controlo de acessos, permitindo também aos utilizadores, funcionários e familiares a utilização de 650 lugares de estacionamento.

O entendimento entre as partes prevê um modelo de gestão com partilha de receita entre SUCH e CHUC, e uma solução integrada com um único sistema de controlo global, um único cartão para todos os parques e ainda um conceito de utilizador único no CHUC.

Na apresentação do projeto, que decorreu hoje no polo Hospitais da Universidade de Coimbra, o Presidente do Conselho de Administração do SUCH, Paulo Sousa, destacou que este será um projeto com partilha de receita entre o CHUC e o SUCH (para operação e amortização do investimento).

Como vantagens, destacou o privilégio da disciplina, a segurança e a garantia de acesso a utentes e familiares, funcionários e fornecedores, sem constrangimentos exagerados.

O responsável disse ainda que este é o projeto de maior dimensão ao nível de estacionamento e acessos que o SUCH tem em mãos, até pela dimensão do CHUC, o maior centro hospitalar e universitário do país.

A criação de um tarifário social e eventualmente parques não pagos, assim como o benefício de determinada tipologia de utente hospitalar, são também ambições do projeto, que não pretende ser um negócio lucrativo.

O Presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes, recordou esta ambição com já vários anos e mostrou-se muito satisfeito por este salto na acessibilidade, tornando os Hospitais de Coimbra mais amigos dos utentes, da cidade e dos seus profissionais.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte: