Alimentação dos bombeiros: manual com recomendações alimentares – DGS

29/08/2017

As necessidades nutricionais dos bombeiros  podem ser consideravelmente diferentes em função das distintas fases de trabalho e ao longo do ano. No verão, os bombeiros vivem frequentemente situações de risco e de grande exigência física, associada a elevados níveis de stresse físico e psicológico. Por isso, a  preservação da condição física, da saúde e da qualidade de vida destes profissionais reveste-se de extrema importância.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, lançou o manual «Recomendações gerais para a alimentação dos bombeiros».

Este documento fornece um conjunto de recomendações alimentares para um desempenho ótimo dos bombeiros e adicionalmente um contributo para melhorar o estado de saúde destes profissionais ao longo do ano.

Além das recomendações gerais para uma alimentação saudável, que devem fazer parte do dia-a-dia destes profissionais, é apresentado um conjunto de recomendações nutricionais e alimentares específicas para os períodos de atividade intensa, em particular o combate a incêndios. Integra, também, uma proposta de um kit alimentar individual para bombeiros em situações de emergência.

Este manual contempla também algumas recomendações de alimentação saudável que deverá fazer parte do dia-a-dia destes profissionais, mesmo quando não estão em atividade.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde – Recomendações gerais para a Alimentação dos Bombeiros

Blogue Nutrimento