Novas unidades no Algarve: ARS Algarve reforça cuidados de saúde primários

31/08/2017

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve divulga que, reforçou os cuidados de saúde primários no concelho de Faro, com nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba e reabertura do polo de saúde de Vaqueiros, no concelho de Alcoutim.

USF Ossónoba vai abranger cerca de 10.500 utentes

A USF Ossónoba, instalada no Centro de Saúde de Faro, iniciou a atividade no dia 21 de agosto. Com sede no Centro de Saúde de Faro, esta nova USF, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, reúne uma equipa multidisciplinar, coordenada por Daniela Emílio, sendo composta por seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos e vai abranger cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro.

Com horário de funcionamento das 8 às 20h, de segunda à sexta, a USF pretende oferecer a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde.

Com a entrada em funcionamento da USF Ossónoba, encontram-se neste momento em atividade 14 USF na região do Algarve (duas no ACES Barlavento; oito no ACES Central e quatro no ACES Sotavento), que abrangem mais de 145 mil utentes.

Polo de saúde de Vaqueiros reabriu esta semana

O polo de saúde de Vaqueiros da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Aléo de Alcoutim reabriu no dia 29 de agosto, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado no passado mês de maio entre a ARS do Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim com vista à reconversão do edifício da antiga escola primária de Vaqueiros em unidade de saúde.

No âmbito deste acordo, a autarquia assegurou o investimento e as obras necessárias, realizadas em estreita articulação com os técnicos da ARS, com vista à revitalização da antiga escola primária local e cedeu o edifício para a instalação do Pólo de Saúde de Vaqueiros, assumindo a ARS Algarve o compromisso de afetar os equipamentos e os profissionais de saúde para a reabertura desta unidade de saúde.

O renovado polo de saúde, integrado no ACES Sotavento, abrange cerca de 350 utentes e vai funcionar às terças e quintas, das 14 às 17 horas, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Com esta medida, a ARS Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim, pretende devolver à população desta localidade o acesso a cuidados de saúde de proximidade em instalações dotadas de melhores condições funcionais e adequadas ao atendimento.

De referir que este polo de saúde, que funcionou no edifício da Junta de Freguesia de Vaqueiros, tinha sido encerrado em outubro de 2013 pelo anterior governo.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias