Renovação do parque informático: ARS Norte vai concluir instalação de 3.300 computadores

12/09/2017

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte informa que os 3.300 computadores e as duas novas aplicações informáticas que integram o plano de renovação do parque informático da Região de Saúde Norte devem estar integralmente instaladas no início de novembro.

Em comunicado, a ARS do Norte esclarece que a primeira fase de instalação – num total de 1.200 computadores – foi concluída no primeiro semestre de 2017 e versou Barcelos-Esposende, Gondomar, Porto Ocidental, Famalicão, Marão e Douro Norte, Baixo Tâmega, Vale do Sousa Norte e Sul, Póvoa de Varzim-Vila do Conde e Espinho-Gaia.

Em curso está a instalação dos restantes 2.100, que abrangerá Alto Ave, Douro Sul, Santa Maria da Feira-Arouca, Aveiro Norte, Vila Nova de Gaia e Santo Tirso-Trofa.

Esta renovação representa um investimento de 1,7 milhões de euros e decorre do plano de investimentos efetuados e a efetuar pelo Ministério da Saúde. «Após o levantamento de necessidades, há muito manifestadas na região, foi decidido, em 2016, acelerar a renovação do parque informático e dotar os cuidados de saúde primários de 3.300 novos computadores e duas novas aplicações informáticas», indica o comunicado.

Uma das aplicações versa a área dos meios complementares de diagnóstico e a outra destina-se à área da qualidade e gestão documental nos vários níveis da prestação dos cuidados de saúde primários.

Esta decisão insere-se, por um lado, na consecução da reforma que está a ser levada a efeito e, por outro, no papel preponderante que as novas tecnologias cada vez mais assumem na sociedade e no Serviço Nacional de Saúde.

Simplificados os procedimentos administrativos, estes contribuem para uma diminuição do tempo despendido pelos cidadãos no seu contacto com os centros de saúde.

Para saber mais, consulte: