Centro de Contacto do SNS: SNS 24 recebe 150 chamadas por dia para marcação de consultas

18/09/2017

Quase 2000 utentes marcaram, em menos de 15 dias, consultas para os seus médicos de família através do telefone do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a antiga linha de Saúde 24, o que resulta numa média de 150 chamadas por dia.

O SNS 24 possibilita, desde 4 de setembro, a marcação de consultas para o médico de família. Mantém o mesmo o número telefónico – 808 24 24 24 –, mas passou a integrar vários canais, como internet, smartphones, aplicações móveis e área do cidadão do Portal SNS.

De acordo com Henrique Martins, Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, além da marcação de consultas nos médicos de família, o SNS 24 vai iniciar serviços informativos, para já dirigidos sobretudo às taxas moderadoras e também de apoio à campanha de vacinação contra a gripe.

Uma das áreas em que a SPMS quer continuar a apostar este ano é a das teleconsultas, mas para isso é necessário reforçar a distribuição de webcams e microfones nos hospitais e centros de saúde, tendo este ano sido distribuídos mais de 200 equipamentos.

Segundo o Presidente da SPMS, no primeiro semestre deste ano houve já tantas teleconsultas como em todo o ano de 2016, mas a intenção é incrementar.

O Presidente da SPMS declarou à Lusa que vão ser compradas mais 1.200 câmaras para hospitais e centros de saúde, de modo a atingir 1.500 computadores aptos a prestar teleconsultas no SNS.