Eficiência energética em Setúbal: Centro Hospitalar investe 5,4 M€

27/09/2017

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) – Hospital de São Bernardo anuncia um investimento de 5,4 milhões de euros (M€) em eficiência energética, financiado por fundos comunitários, com o objetivo de reduzir o consumo em 25 %.

De acordo com um comunicado do CHS, o Hospital de São Bernardo propõe-se reconverter os seus sistemas energéticos, de forma a obter poupanças significativas em termos de consumo de energia, mantendo e melhorando os outputs de serviço e de segurança no abastecimento.

Esta operação vai ser efetuada através de medidas que incidem sobre os principais drivers de consumo energético, como, por exemplo, a utilização de iluminação do tipo LED, aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, sistema de gestão técnica centralizado, adição de variadores de velocidade nos motores de bombas, isolamento em tubagens, novos fan coils, substituição de algumas unidades de tratamento de ar (UTA), isolamento de fachada e produção de electricidade por painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

Para concretizar os melhoramentos, a unidade hospitalar receberá uma comparticipação de 4,9 milhões de euros através do programa de auxílio do Estado POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). A sua execução decorrerá de janeiro de 2018 a dezembro de 2019.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Setúbal – http://www.chs.min-saude.pt/

POSEUR – https://poseur.portugal2020.pt