Informação DGS – Hepatite A: vacinação de viajantes

Considerando que as vacinas contra a hepatite A voltaram a estar disponíveis nas farmácias comunitárias, em formulação pediátrica e adulto, a Direção-Geral da Saúde informa:

1. Os viajantes com destino a países endémicos deverão comprar as vacinas nas farmácias, mediante prescrição médica;

2. A avaliação da necessidade de vacinação contra a hepatite A pode ser realizada na Consulta do Viajante ou por Médico Assistente;

3. É revogada a medida temporária e excecional que permitia a vacinação gratuita de viajantes com destino a países endémicos, uma vez que o circuito comercial das vacinas contra a hepatite A está regularizado. A Norma 016/2017, de 14 de agosto, mantém-se em vigor;

4. Para informação adicional, consulte a Hepatite A, no sítio da Direção-Geral da Saúde.


Informação do Portal SNS:

Revogada medida que permitia vacinação gratuita de viajantes

A medida temporária e excecional que permitia a vacinação gratuita de viajantes com destino a países endémicos foi revogada, uma vez que o circuito comercial das vacinas contra a hepatite A está regularizado.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, as vacinas contra a hepatite A voltaram a estar disponíveis nas farmácias comunitárias, em formulação pediátrica e adulto. Assim,  os viajantes com destino a países endémicos deverão comprar as vacinas nas farmácias, mediante prescrição médica.

A avaliação da necessidade de vacinação contra a hepatite A pode ser realizada na Consulta do Viajante ou por médico assistente.

A hepatite A, uma infeção viral que causa a inflamação aguda do fígado, transmite-se pela ingestão de água e alimentos contaminados ou através de práticas sexuais de risco. A infeção previne-se através da vacinação e da lavagem das mãos, antes e durante a preparação de alimentos, e da região genital e perianal, antes e depois das relações sexuais.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde >  Hepatite A – Vacinação de viajantes