UE sensibiliza para a utilização correta dos antibióticos – Semana Mundial dos Antibióticos

14/11/2017

A comemoração do Dia Europeu dos Antibióticos, a 18 de novembro, e da Semana Mundial dos Antibióticos, de 14 a 18 de novembro, é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control – ECDC), agência da União Europeia para a área da saúde.

Este ano, a 15 de novembro, comemora-se também o 10.º aniversário, através de um evento especial na Comunidade Europeia, em Bruxelas.

O Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos têm por objetivo sensibilizar para a utilização correta dos antibióticos, o que é uma responsabilidade de todos, cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

A resistência aos antimicrobianos constitui um assunto central da agenda política dos principais países e da própria Organização Mundial da Saúde, como recentemente demonstrado na última Assembleia Geral das Nações Unidas.

Se nada for feito, estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o Mundo com infeções causadas por bactérias resistentes.

No microsite do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) são divulgadas diversas iniciativas para sensibilizar a população e os profissionais de saúde em particular.

Antibióticos: use-os com cuidado!

Visite: