Cirurgia inovadora no CHUC: Hospital realiza implantação de válvula pulmonar em adolescentes

12/12/2017

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) efetuou, no dia 6 de dezembro, a primeira implantação percutânea de válvula pulmonar em dois adolescentes portadores de cardiopatia congénita operada.

De acordo com um comunicado do CHUC, a intervenção evitou o recurso a uma reoperação. «Até à data este procedimento tem sido realizado pela equipa de hemodinâmica apenas em doentes adultos».

As intervenções foram realizadas no Laboratório de Hemodinâmica do Polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e contou com a colaboração do médico Luís Zunzunegui, do Hospital Gregorio Marañon, de Madrid, com uma vasta experiência nesta técnica.

«A correção cirúrgica de algumas malformações cardíacas envolve a formação de um túnel (conduto) entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. Este conduto habitualmente degenera com o tempo, perde a sua função e necessita de ser substituído, e, até agora, na Região Centro, essa substituição só era possível através de um ato cirúrgico», refere o CHUC.

Para o Diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHUC, António Pires, a «implantação de um dispositivo (válvula pulmonar biológica) por cateterismo cardíaco veio substituir a abordagem cirúrgica com claras vantagens para o utente, tratando-se de um procedimento menos agressivo, eficaz e com uma recuperação mais rápida”.

O tempo de internamento são dois dias, tendo os doentes alta 24 horas após o procedimento, não existindo complicações, segundo o CHUC.

Para saber mais, consulte: