Projeto-piloto em Bragança: SAFE melhora acesso a medicamentos urgentes em período noturno

12/12/2017

Em comunicado, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que, no início do mês de dezembro, arrancou o projeto-piloto SAFE (Serviço Nacional de Assistência Farmacêutica), em Bragança, cujo principal objetivo é a melhoria do acesso dos Portugueses aos medicamentos urgentes durante a noite.

O SAFE funciona entre as 21 e as 9 horas, de segunda-feira a sábado. Nos domingos e feriados, está disponível todo o dia.

Este projeto, que visa complementar o atual regime de turnos das farmácias e estava previsto no acordo assinado a 3 de fevereiro entre os Ministérios das Finanças e da Saúde e a Associação Nacional das Farmácias, conta com a participação do INFARMED e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. Poderá ser alargado a outras regiões do País, mediante pedido da ARS responsável.

Depois de irem à urgência, os doentes vão receber informação sobre as farmácias de serviço e sobre a disponibilidade dos medicamentos de que necessitam, de forma mais fácil e rápida. Ainda será possível fazer reservas e até solicitar entregas ao domicílio.

Além do atual contacto telefónico com o centro de atendimento especializado, os doentes poderão, no futuro, aceder à informação também através da Internet, de uma aplicação móvel e terminais digitais instalados nas salas de espera. Atualmente, o centro de contacto informa o doente sobre as farmácias de serviço na área da sua preferência geográfica com disponibilidade dos medicamentos receitados.

O distrito de Bragança foi escolhido devido à elevada dispersão populacional, tendo em conta que os 136 mil habitantes estão dispersos por 226 freguesias, quase todas rurais, ao longo de 6.608 km². A população é servida por 41 farmácias, 15 das quais fazem atualmente serviço noturno: três em serviço permanente e 12 em disponibilidade.

Visite:

INFARMED > Comunicado