Porto.Comprehensive Cancer Centre: Consórcio prestes a integrar elite de investigação em cancro

19/12/2017

O Porto.Comprehensive Cancer Centre (Porto.CCC) está a um passo de integrar o Cancer Core Europe, a maior e mais representativa associação europeia em cancro, que agrega as mais reputadas instituições que fazem investigação nesta área.

O Porto.CCC resulta de um consórcio entre o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e agrega 24 grupos de investigação. Este projeto reflete a cooperação entre as duas instituições, no âmbito da investigação oncológica fundamental, translacional, pré-clínica e clínica.

O consórcio espera que os mais de 380 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais indexadas em oncologia e a participação em 120 ensaios clínicos contribuam de forma decisiva para que o Porto.CCC passe a integrar o Cancer Core Europe . O relatório de atividades do Porto.CCC de 2016 será apresentado a 21 de dezembro, pelas 10h30, no i3S, num encontro que visa, também, incrementar a partilha de ideias, metodologias e equipamentos, bem como apresentar propostas conjuntas de novos projetos científicos para obtenção de financiamento nacional e internacional.

Para fevereiro de 2018 está ainda prevista a realização da «1st Gago Conference», uma iniciativa pioneira dedicada à investigação do cancro na Europa, que contará com a presença do comissário europeu Carlos Moedas e de mais de uma dezena dos maiores especialistas do mundo em cancro.

Atualmente fazem parte do Cancer Core Europe as seguintes instituições: Gustave Roussy, Cambridge Cancer Centre, Karolinska Institutet, Netherlands Cancer Institute, Vall d’Hebron Institute of Oncology e o German Cancer Research Center & National Center for Tumor Diseases.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto  – http://www.ipoporto.pt/

Cancer Core Europehttp://www.cancercoreeurope.eu/ (em inglês)