Apresentada no Porto a nova Plataforma BI-CSP

20/12/2017

A plataforma BI-CSP, integrada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi apresentada a 15 de dezembro, no auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcou presença na apresentação desta plataforma, que se assume como um instrumento de gestão do conhecimento, prestação de contas, governação clínica e de saúde.

A nova ferramenta encontra-se disponível no menu «Transparência» do Portal SNS, no qual é possível consultar toda a informação sobre os Cuidados de Saúde Primários (CSP),  nomeadamente a constituição, características e desempenho das diversas unidades de saúde.

Inserindo-se numa cultura de transparência, o BI-CSP vai permitir melhorar a avaliação dos profissionais e das unidades, incrementando o processo de integração e monitorização de dados dos CSP. É um dispositivo de gestão do conhecimento que permite caracterizar todas as unidades funcionais dos CSP, qualificar o seu desempenho de forma integradora e multidimensional, contribuindo para o seu desenvolvimento e melhoria contínua sustentada.

O BI-CSP é o suporte essencial à criação e ao desenvolvimento sustentado de uma cultura de governação clínica e da saúde, cuja visão assenta nas seguintes ideias-chave:

  • Literacia: capacitação pela inclusão, participação e autonomia;
  • Melhoria contínua: desenvolvimento e sustentabilidade;
  • Ganhos em saúde: eficiência e satisfação;
  • Transparência: cidadania;
  • Identidade: reforço e afirmação.

Visite:

Portal SNS > Transparência