Gripe | CSP Cova da Beira alargam horário para acautelar afluência às urgências do CHCB

04/01/2018

Numa altura em que se começa a registar um acréscimo de casos de gripe e outras infeções respiratórias, o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) e o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cova da Beira divulgam que foi alargado o horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários (CSP), para acautelar o previsível aumento de afluência aos serviços de urgência do centro hospitalar.

Assim, o Centro de Saúde Covilhã passa a assegurar o atendimento aos utentes todos os dias, no horário compreendido entre as 9 e as 19 horas, incluindo sábados e domingos.

No Fundão a assistência é garantida através da Consulta Aberta, todos os dias entre as 8 e as 20 horas, incluindo sábados e domingos e em Belmonte, todos os dias da semana, entre as 8 e as 20 horas. Aos fins-de-semana o atendimento é feito das 8 às 13 horas.

«Todas as pessoas que apresentem sintomatologia gripal serão atendidas prioritariamente».

O Presidente do Conselho de Administração do CHCB, o Diretor do ACES Cova da Beira e a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro consideram esta uma medida necessária, tendo em conta o pico gripal esperado para as próximas semanas e que permitirá à população, em caso de necessidade, aceder a cuidados de saúde não urgentes, com maior comodidade e rapidez, evitando assim deslocações desnecessárias às urgências hospitalares.

Recordamos ainda que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, ligue para o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS24): 808 24 24 24.  A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Visite:

Administração Regional de Saúde o Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/