CHLN | Plano de contingência: Aumento de afluência nas urgências leva à abertura de 40 camas

05/01/2018

Devido ao aumento significativo de afluência, nas últimas três semanas, ao Serviço de Urgência Central (SUC), o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) implementou o Plano de Contingência Interno, providenciando a abertura de 40 camas para dar resposta ao aumento da necessidade de internamento.

Num comunicado divulgado a 4 de janeiro, o CHLN informou que tem recebido uma média de mais de 100 doentes por dia, comparativamente a período homólogo, sendo que cerca de 60 % dos utentes atendidos no SUC são de fora da área de influência direta deste centro hospitalar.

Para além da abertura das 40 camas, foram contratualizadas cerca de 60 camas externas para continuar a assegurar cuidados a doentes que, embora estejam em condições de ter alta hospitalar, aguardam vaga na Rede de Cuidados Continuados Integrados ou sejam considerados casos sociais.

O comunicado relava ainda que, para além do esforço de gestão de altas e da procura de resposta em tempo útil para os casos sociais e/ou de cuidados continuados, o conselho de administração do CHLN poderá acionar a última fase do Plano de Contingência Interno, que consiste na ocupação de camas cirúrgicas e reprogramação de cirurgias.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE – http://www.chln.min-saude.pt/