Plano de contingência da gripe: CH Médio Tejo abre 33 camas suplementares e reforça equipas

08/01/2018

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE (CHMT) abriu 33 camas suplementares e reforçou as equipas para dar resposta ao aumento da afluência nos serviços de urgência, onde se regista um «congestionamento», apelando à utilização da consulta aberta.

As 33 camas suplementares foram abertas nos serviços de medicina interna, uma medida integrada no plano de contingência para o frio e para a gripe.

Segundo o CHMT, a unidade hospitalar de Abrantes é a que apresenta, atualmente, «maior fluxo de utentes em trânsito, com muitos idosos de idade avançada, com infeções respiratórias e múltiplas patologias que requerem mais tempo de internamento». O centro hospitalar tem um investimento aprovado na ordem de 1,5 milhões de euros para requalificar, até 2019, os espaços das urgências em Abrantes, para «melhorar as condições físicas do espaço e para que os utentes possam estar acomodados» de forma mais confortável.

O plano de contingência para o inverno está em vigor no CHMT desde 14 de dezembro, «prevendo o recurso a várias medidas excecionais, como o reforço das equipas de profissionais, a abertura de camas suplementares e consulta aberta, entre outras medidas», tomadas em função da variação da procura.

De um total de 15.059 atendimentos nas urgências das três unidades hospitalares do CHMT, a consulta aberta realizou, desde 1 de dezembro, apenas 129 atendimentos, «registando-se um tempo médio de espera muitíssimo inferior aos tempos de espera médios de doentes considerados não urgentes» e que acorreram às urgências, refere o CHMT.

Na consulta aberta do CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, os doentes são avaliados por médicos e têm acesso, igualmente, a meios de diagnóstico (análises, RX e outros exames que o médico entenda serem necessários), tal qual como nos serviços de urgência. Esta consulta funciona nos dias úteis (exceto à quarta-feira), das 18h30 às 22h30, nas três unidades hospitalares.

De acordo com dados do CHMT, as urgências registaram, no mês de dezembro, a entrada de mais de 15 mil utentes, entre os quais 339 com idade inferior a 9 anos e cerca de 500 utentes com 70 a 109 anos.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE > Notícias