Plano de Contingência | Médio Ave: Centro hospitalar abre camas suplementares e reforça equipas

 08/01/2018

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) abriu 23 camas suplementares e reforçou as equipas de profissionais para dar resposta ao aumento da afluência nos Serviços de Urgência.

De acordo com um comunicado do CHMA, na última semana os atendimentos no Serviço de Urgência Básica (Unidade de Santo Tirso) aumentaram cerca de 30 % face à média anual e no Serviço de Urgência Médico-cirúrgica e no Serviço de Urgência Pediátrica (Unidade de Vila Nova de Famalicão) aumentaram cerca de 15 %.

«Apesar do reforço das equipas, a resposta ao crescimento da procura tem sido garantida pela disponibilidade e empenho dos profissionais do CHMA que, por vezes em condições difíceis, procuram prestar os melhores cuidados a todos os que deles necessitam», salienta o comunicado.

No texto, o centro hospitalar, que integra os hospitais de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão, refere que «os tempos máximos de resposta nos Serviços de Urgência do CHMA só pontualmente têm sido ultrapassados», pedindo a «melhor compreensão dos utentes».

O Plano de Contingência – Módulo Inverno do CHMA está em vigor desde o dia 4 de dezembro, prevendo o recurso a várias medidas excecionais (reforço das equipas de profissionais, abertura de camas suplementares, suspensão de férias), que poderão ser tomadas em função da variação da procura de cuidados de saúde.

Fonte: LUSA

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE – http://www.chma.pt/