Medicamentos | Balanço 2017: Aprovações de medicamentos triplicam em cinco anos

15/01/2018

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, aprovou o financiamento de 60 medicamentos inovadores em 2017, ultrapassando o número recorde atingido no ano anterior (51). Este volume de aprovações triplicou nos últimos cinco anos (desde 2012), tendo igualmente sido concluídos um total de 511 processos, dos quais 86 relativos a novas substâncias e novas indicações.

A maioria das aprovações são na área da oncologia, destacando-se medicamentos para o cancro do pulmão, melanoma, mieloma e cancro colorretal.

Outras áreas relevantes são a hepatite C, com quatro novos medicamentos aprovados, um deles pangenotípico (para todos os genótipos do vírus), a hematologia, com outros quatro, e a área cardiovascular.

Para as doenças raras, houve sete novos medicamentos financiados (um deles aplicável na área da oncologia), que respondem a doenças como a Distrofia Muscular de Duchenne, Doença de Fabry ou Síndrome Miasténica de Lambert-Eaton.

Mais de 500 processos concluídos

Durante este ano foram concluídos 511 processos, dos quais 331 foram relativos a genéricos e 86 a novas substâncias e apresentações. Houve ainda oito processos finalizados de biossimilares, cuja utilização tem sido crescente nos hospitais.

Esta aceleração da aprovação de novos medicamentos tem sido uma prioridade para o INFARMED , com resultados visíveis a nível de ambulatório e hospitalar. Para estes resultados contribuiu também a Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) e a Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM), organismos especializados que avaliam a entrada de novos medicamentos e a avaliação de tecnologias de saúde para efeitos de financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde.

Para saber mais, consulte: