4 Notícias Sobre a Visita do Ministro da Saúde a Cabo Verde

Cooperação reforçada na área da saúde entre os dois países.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deslocou-se a Cabo Verde, entre 15 e 17 de janeiro, numa visita de três dias, a convite do Ministro da Saúde e da Segurança Social cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, com o objetivo de reforçar o diálogo político, promover a cooperação e conhecer a realidade sanitária do país.

Adalberto Campos Fernandes começou por visitar, no dia 15 de janeiro, o Hospital Batista de Sousa, o segundo maior do país, na Ilha de São Vicente. No encontro com Arlindo Rosário, o Ministro da Saúde inteirou-se da realidade sanitária cabo-verdiana e abordou alguns aspetos da cooperação que devem ser reforçados e melhorados.

Durante a visita ao hospital local, Adalberto Campos Fernandes presidiu à assinatura de um protocolo de cooperação tripartido para ações concretas, entre os Hospitais Batista de Sousa (Mindelo) e Dr. Agostinho Neto (Praia) e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, que terá a duração de três anos.

Arlindo Rosário realçou que o apoio de Portugal tem sido fundamental nos ganhos no setor da saúde e que esta é uma boa oportunidade para aprofundar a cooperação.

Por sua vez, o Ministro da Saúde de Portugal reconheceu os laços de amizade entre os dois povos, bem como os ganhos conseguidos nas últimas décadas e sublinhou que, agora, os passos devem ser mais intensos, no que respeita à cooperação pela telemedicina, equipamentos e formação.

No dia 16, os Ministros da Saúde de Portugal e Cabo Verde assinaram um protocolo na área da formação em Medicina Geral e Familiar. Foi ainda firmado um acordo entre o Instituto Ricardo Jorge, de Portugal, e o Instituto Nacional de Saúde Pública, de Cabo Verde, para a cooperação no âmbito das doenças transmissíveis por mosquitos.

«Esta visita e a assinatura dos protocolos respondem à necessidade de dar consistência e introduzir liderança política na cooperação entre Portugal e Cabo Verde», realçou o Ministro da Saúde, referindo ainda que «o protocolo que assinámos abre diferentes áreas de cooperação e reforça as que existem. A nossa determinação é, duas vezes por ano, ao nível político, fazermos o acompanhamento, para termos a certeza de que estamos a ir com a velocidade que se impõe para que os resultados sejam efetivos».

«A nossa vontade é de introduzirmos neste ambiente de cooperação técnica, que tem décadas, uma fortíssima liderança e vontade política, para que possamos sistematizar e contribuir para que o sistema de saúde de Cabo Verde seja cada vez mais autónomo», acrescentou Adalberto Campos Fernandes.

Cabo Verde quer analisar a questão dos doentes com insuficiência renal e terminal em conjunto com Portugal, uma vez que o tratamento na cidade da Praia já se encontra no seu limite, em termos de capacidade.

Este país dispõe de um centro de hemodiálise no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia. Inaugurado em 2014, foi financiado em 70 % pela cooperação portuguesa, que continua a apoiar a estrutura, ao abrigo de um protocolo entre Portugal e Cabo Verde.

Em 2017, Portugal assinou um programa global de cooperação de 120 milhões de euros com Cabo Verde para o período 2017-2021, no âmbito do qual se inserem os protocolos assinados por Adalberto Campos Fernandes na área da saúde.

«Portugal manifesta abertura – quer seja ao nível da ajuda ao financiamento, mas também ao nível técnico, estrutural e de recursos humanos – para ajudar Cabo Verde» a instalar um segundo centro de hemodiálise no país, em São Vicente, afirmou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na cidade da Praia, em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, no segundo de três dias de visita oficial a Cabo Verde.

A visita do Ministro da Saúde termina, dia 17, com uma reunião de cortesia com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, visitas a unidades de saúde na Região Sanitária de Santiago Norte e a participação na abertura do Congresso da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, que decorre na cidade da Praia.


Protocolo entre Hospital da Praia e Centro Hospitalar Lisboa Norte

O Hospital Central da Praia e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria renovaram o protocolo que permite realizar algumas cirurgias em áreas no âmbito das quais são transferidas mais pessoas para Portugal.

O documento foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital Dr. Agostinho Neto, Júlio Andrade, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Carlos Neves Martins.

A cerimónia de assinatura foi presenciada pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, e pelo Ministro da Saúde português, Adalberto Campos Fernandes, que se encontra de visita oficial a Cabo Verde.

O protocolo renovado contempla também a área de importação de medicamentos e alguns consumíveis hospitalares, salientou Júlio Andrade. «Muitas vezes, importamos pequenas quantidades e ficam a um custo elevadíssimo», explicou o dirigente do Hospital da Praia, acrescentando que as partes querem analisar a possibilidade de «aquisições conjuntas».

A formação de médicos e enfermeiros nas mais diversas áreas está também contemplada no protocolo ora renovado.

Júlio Andrade adiantou ainda que a unidade hospitalar que dirige quer dar um «passo qualitativo» nas questões do atendimento de urgência e que durante o presente ano pretende investir nos cuidados intensivos, área que experimenta «algumas dificuldades». «O objetivo não é só assinar o documento, mas sim a sua implementação rápida», afirmou.

Carlos Martins considera que este protocolo vai «reforçar a excelente cooperação» entre o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Santa Maria e o Hospital Dr. Agostinho Neto. O centro de hemodiálise da Praia é um «bom exemplo da cooperação» entre estas instituições.

«Vamos manter e ampliar o excelente trabalho que está a ser feito na área de oncologia, na qual a telemedicina tem sido uma determinante, e queremos reforçar o uso da telemedicina noutras áreas clínicas», revelou o Presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Esta cooperação com Cabo Verde está a contar com o envolvimento de outras instituições, nomeadamente o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, acrescentou.


Portugal e Cabo Verde assinam dois protocolos

No âmbito da visita do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a Cabo Verde, foram assinados, no dia 16 de janeiro, dois protocolos de cooperação, um de formação em Medicina Geral e Familiar e outro entre o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde.

Adalberto Campos Fernandes começou por visitar, no dia 16 de janeiro, a Universidade de Cabo Verde, na Ilha de São Vicente, onde se inteirou do progresso e desenvolvimento do curso de Medicina, cujos 3.º e 4.º anos serão realizados em Coimbra. No encontro, foi também abordada a relevância de novos cursos profissionalizantes e da formação em Medicina Geral e Familiar e Enfermagem Materna e Comunitária.

MS_CursoMedicinaCV651

O Ministro da Saúde e da Segurança Social cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, referiu que «mais do que acordos circunstanciais entre governos, estes são acordos entre Estados, que ultrapassam o tempo do governo. E é nesse sentido que queremos definir estratégias claras para o desenvolvimento do sistema de saúde de Cabo Verde com o apoio de Portugal, nomeadamente, em áreas que consideramos prioritárias, como a hemodiálise, a questão da telemedicina, da formação».

visita_cb_cultura-2

No encontro, Adalberto Campos Fernandes sublinhou que «a nossa vontade é introduzirmos agora, neste ambiente de cooperação técnica que tem décadas, uma fortíssima liderança política, para que possamos contribuir para que o sistema de saúde de Cabo Verde seja cada vez mais autónomo e que, nomeadamente, a necessidade de evacuação de doentes seja apenas por razões de natureza clínica. Nesse sentido, Portugal está disponível para ajudar, no âmbito da cooperação».


Ministro da Saúde reforça cooperação na área da saúde

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, encontra-se em Cabo Verde até dia 18, numa visita de três dias, a convite do Ministro da Saúde e da Segurança Social cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, com o objetivo de reforçar o diálogo político e conhecer a realidade sanitária do país.

Adalberto Campos Fernandes começou por visitar, no dia 15 de janeiro, o Hospital Batista de Sousa, o segundo maior do país, na Ilha de São Vicente. No encontro com Arlindo Rosário, Adalberto Campos Fernandes inteirou-se da realidade sanitária cabo-verdiana e abordou alguns aspetos da cooperação que devem ser reforçados e melhorados.

Nesta cerimónia foi rubricado um acordo de cooperação tripartido para ações concretas, entre o Centro Hospitalar Lisboa Norte e o Hospital Batista Sousa, que terá a duração de três anos.

Arlindo Rosário apresentou alguns indicadores que representam ganhos no setor da saúde, conseguidos nestes 40 anos de independência, nomeadamente a mortalidade infantil e materna, bem como o aumento da esperança de vida, realçando que o apoio de Portugal tem sido fundamental e que esta é uma boa oportunidade para aprofundar a cooperação.

A telemedicina é uma das áreas em que Cabo Verde pretende ter maior desenvolvimento. «Poderíamos avançar para uma fase seguinte, para aproveitar, juntamente com Portugal, não só a discussão de casos, mas também como instrumento importante na avaliação prévia», referiu o Ministro da Saúde e da Segurança Social.

Cabo Verde quer analisar a questão dos doentes com insuficiência renal e terminal em conjunto com Portugal, uma vez que o tratamento na cidade da Praia já se encontra no seu limite, em termos de capacidade.

Por sua vez, o Ministro da Saúde de Portugal reconhece os laços de amizade entre os dois povos, bem como os ganhos conseguidos nas últimas décadas e sublinha que agora os passos devem ser mais intensos, no que respeita à cooperação pela telemedicina, equipamentos e formação.

«Hoje, a prática moderna permite, não só através de ferramentas eletrónicas, mas também das possibilidades de comunicação, investir muito na teleformação, na telemedicina, nos telecuidados», referiu Adalberto Campos Fernandes.

Para o Ministro português, a cooperação passa também pela «ajuda que possamos dar ao desenvolvimento do próprio sistema, com foco na questão da hemodiálise, mas também noutras áreas, como seja o ensino médico, pré e pós-graduado, e o ensino de outras profissões».

Adalberto Campos Fernandes acrescentou ainda que o Governo de Cabo Verde e os profissionais do Sistema de Saúde de Cabo Verde podem contar com o empenho e total abertura de Portugal para trabalhar em conjunto, do ponto de vista bilateral, através de cooperação e partilha de experiências, com vista a melhorar os indicadores de saúde.

O Ministro da Saúde vai ainda visitar algumas infraestruturas de saúde na ilha de Santiago, nomeadamente o Hospital Agostinho Neto e a Região Sanitária de Santiago Norte.

Adalberto Campos Fernandes participará ainda no Congresso Médico Nacional de Cabo Verde, que decorre entre 17 e 19 de janeiro, na cidade da Praia.