Paliativos | Equipa Intra-Hospitalar: Equipa multidisciplinar presta cuidados nas 3 unidades do CHL

23/01/2018

Está em funcionamento desde o início deste mês, janeiro de 2018, a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), criada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), «de forma a dar um apoio efetivo a doentes e seus familiares que necessitem deste tipo de cuidados», divulga o centro hospitalar.

De acordo com o centro hospitalar, esta nova vertente de cuidados surge no âmbito da estratégia nacional para os cuidados paliativos, que pretende atuar desde os cuidados primários, aos hospitalares e aos domiciliários, e o «CHL está a dar os primeiros passos num projeto que contempla atividades promissoras nesta área de cuidados».

As EIHSCP são equipas multidisciplinares específicas de cuidados paliativos, sendo a do CHL constituída, atualmente, por dois médicos e três enfermeiros, contando ainda com o apoio de um técnico de serviço social e, em breve, de um psicólogo clínico. «Estas equipas prestam cuidados ao doente que não se restringem só ao sofrimento físico, mas também ao sofrimento psicológico, social e espiritual, centrando-se no seu bem-estar e ajudando-o a viver tão intensamente quanto possível até ao fim», refere o centro hospitalar.

Dotada de recursos próprios, exerce a sua atividade prestando consultadoria e formação a toda a estrutura hospitalar, acompanhando todos os doentes que necessitem deste tipo de cuidados no internamento do CHL, nas três unidades (Leiria, Alcobaça e Pombal), inclusivamente na vertente de Consulta de Cuidados Paliativos e Hospital de Dia.

Através da consulta, a EIHSCP assegura o acompanhamento dos doentes após a alta hospitalar ou vindos do exterior, disponibilizando igualmente atendimento telefónico para avaliação das necessidades e esclarecimento de dúvidas. A assistência em Hospital de Dia assegura medidas paliativas que não requeiram internamento. Em caso de necessidade, a EIHSCP colabora também com os centros de saúde, na comunidade, através de apoio domiciliário.

A equipa agora criada irá igualmente promover o acesso atempado a cuidados paliativos a todos os doentes que deles careçam na área de influência do CHL, podendo referenciar os casos mais complexos para as unidades de cuidados paliativos (internamento). O apoio à família é um dos pilares dos cuidados paliativos e estará sempre no plano de ação da EIHSCP, inclusivamente no período do luto, conclui o Centro Hospitalar de Leiria.

Os cuidados paliativos são uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e às suas famílias. São cuidados de saúde ativos, rigorosos e de conforto, que combinam ciência e humanismo, já reconhecidos como um Direito Universal. A necessidade de cuidados paliativos surge devido ao aumento da esperança média de vida e à prevalência das doenças crónicas e progressivas, à falta de suporte familiar e ao facto de «a morte ser encarada como uma frustração e derrota».

Visite:

Centro Hospitalar de Leiria – http://www.chleiria.pt/