Técnicas pneumológicas: IPO Coimbra celebra contrato pioneiro com o ACES Baixo Mondego

23/01/2018

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra) celebrou, recentemente, o primeiro contrato a nível nacional integrado no sistema de Gestão Partilhada de Recursos do Serviço Nacional de Saúde (GPR SNS)  com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego.

O contrato, já em fase de execução, tem como objeto a prestação de técnicas pneumológicas pelo IPO de Coimbra aos utentes dos centros de saúde que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, potenciando, assim, a necessária articulação dos cuidados de saúde.

«Trata-se de uma meritória iniciativa do Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra, fortemente apoiado pelo Departamento da Contratualização da ARS Centro e pela Direção do ACES Baixo Mondego, que assim contribuíram para a melhoria do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde e à sustentabilidade do SNS», refere o IPO Coimbra.

Gestão Partilhada de Recursos do Serviço Nacional de Saúde

O sistema de Gestão Partilhada de Recursos do Serviço Nacional de Saúde (GPR SNS) tem a finalidade de simplificar e aumentar a interoperabilidade entre instituições públicas integradas no SNS e, por conseguinte, maximizar a utilização de recursos e incrementar a articulação dos cuidados de saúde.

A GPR SNS permite uma melhor e mais célere capacidade de resposta na prestação de cuidados aos utentes, seguindo os princípios orientadores de qualidade, poupança e transparência do SNS.

Privilegiando a dinâmica das instituições públicas da saúde, este sistema possibilita a comunicação, de forma centralizada, da procura (necessidades) e da oferta (disponibilidades), no âmbito de cirurgias, consultas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Por outro lado, permite efetuar uma gestão mais ativa e eficiente dos equipamentos disponíveis nas várias entidades do SNS.

Visite:

IPO Coimbra  – https://ipocoimbra.com/