Doença dos Legionários 1 de fevereiro 2018 – atualizado 12h00 – DGS

Doença dos Legionários 1 de fevereiro 2018 - atualizado 12h00

Boletim Epidemiológico atualizado sobre Doença dos Legionários no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

Atualização da DGS,  a 1 de fevereiro, sobre surto de legionella

De acordo com a Direção-Geral da Saúde  (DGS) há 14 casos diagnosticados de doença dos Legionários, relacionados com o Hospital CUF Descobertas. Dos catorze doentes, três encontram-se internados em unidades de cuidados intensivos.

O surto de legionella surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 6 e 25 de janeiro.

Recorda-se que, de acordo com o comunicado da DGS, de 31 de janeiro, as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital, com o objetivo de assegurar:

  • O diagnóstico e tratamento dos doentes;
  • O reforço da vigilância epidemiológica;
  • O reforço da vigilância ambiental;
  • A implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

Estas medidas já estão a ser aplicadas e as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação.

Legionella: Como se transmite a doença

legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A DGS sublinha que a doença se transmite através da inalação de aerossóis (gotículas de vapor) contaminados com a bactéria e não através da ingestão de água.

A infeção, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.

Para saber mais, consulte: