Consulta de Reumatologia em Leiria: Referenciação dos doentes efetuada pelos cuidados primários

05/02/2018

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) disponibiliza, desde o início de janeiro, uma consulta em reumatologia, que vem dar uma importante resposta aos utentes da região com patologias como artrite reumatóide/psoriática, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, doenças ósseas metabólicas, e um amplo espectro de doenças reumáticas não inflamatórias.

A nova consulta dispõe ainda de técnicas diagnósticas e terapêuticas diferenciadas, como a capilaroscopia e a infiltração articular e periarticular, devendo a referenciação dos utentes para a consulta ser feita pelo médico de família ou médico assistente.

Helder Roque, Presidente do Conselho de Administração do CHL destaca que o CHL quer apostar em desenvolver esta especialidade, dando seguimento ao caminho que o Centro Hospitalar tem feito, de diferenciação, cuidados de qualidade, e resposta às necessidades específicas dos utentes da região.

A consulta de reumatologia decorre na consulta externa, no Hospital de Dia, e presta apoio aos diversos serviços com internamento, trabalhando em estreita colaboração com a Unidade de Dor, e participando em projetos de investigação. O médico de família deve referenciar o utente de acordo com o documento de referenciação para a consulta externa do CHL, baseado na rede de referenciação de Reumatologia, disponível no Portal do SNS.

Segundo o Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal , desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), muitos portugueses desconhecem que sofrem de patologia reumática, estimando que na região de Leiria essa realidade seja de 50 % a 58 %.

A SPR afirma assim existir uma realidade de subdiagnóstico, estimando que um terço dos 5,9 milhões de portugueses doentes reumáticos não são diagnosticados. Ainda de acordo com a SPR, as doenças reumáticas provocam grandes perdas de produtividade nos doentes, que veem a sua qualidade de vida muito afetada, sendo das doenças que mais levam os portugueses aos cuidados de saúde primários.

A reumatologia é uma especialidade diferenciada nos cuidados das doenças reumáticas, especialmente em patologias menos frequentes. Para Marília Rodrigues, reumatologista do CHL, responsável pela consulta de Reumatologia, «é emergente dar resposta a estes doentes, dado que diagnóstico e o tratamento precoce e diferenciado permitem modificar significativamente a evolução das diferentes doenças reumáticas, prevenindo a dor, deformação, incapacidade funcional e perda de qualidade de vida, fatores associados a um grave impacto socioeconómico.

O Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal permitiu ainda apurar a prevalência de algumas doenças reumáticas na população portuguesa, por exemplo a lombalgia, com uma incidência de 26 %, a osteoporose, com uma prevalência de cerca de 10 %, a gota (1,3 %), e a artrite reumatóide (1 %), entre outras. Globalmente, as doenças reumáticas afetam mais mulheres (64 %) do que homens.

Visite:

Centro Hospitalar Leiria – Notícias