ARSLVT | Plano de contingência: Centros de Saúde reforçam horários de 6 a 15 de fevereiro

08/02/2018

No âmbito do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) divulga os locais de atendimento em diversas unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde) a funcionar para além do horário normal. Este alargamento reforçado vai vigorar no período de 6 de fevereiro a 15 de fevereiro 2018.

Assim, em horário alargado durante a semana vão funcionar 31 centros de saúde, ao sábado 47 e ao domingo 37. Esta medida pretende reforçar a prestação de cuidados de saúde à população, nomeadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias.

Atenção!

A ARSLVT reforça que aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, contacte o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24): 808 24 24 24, que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado!

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular. Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.

O plano é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública das administrações regionais de saúde e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.

Para saber mais, consulte:

Locais de atendimento | Horário

Visite:

ARSLVT – http://www.arslvt.min-saude.pt/