Centro de reabilitação cardíaca: Hospital de Vila Real inaugura unidade para ajudar utentes

16/02/2018

O Hospital de Vila Real inaugurou, dia 15 de fevereiro, um centro de reabilitação cardíaca, que inclui um ginásio, para ajudar na recuperação de doentes de todo o território de Trás-os-Montes e do Douro Sul.

O ginásio já conta com alguns utentes a usufruir deste serviço, o primeiro do género ligado ao Serviço Nacional de Saúde a funcionar na região transmontana.

Álvaro Lima, 54 anos, desloca-se do Peso da Régua para Vila Real duas vezes por semana, depois de ter feito uma cirurgia cardiotorácica, para fazer exercícios de descompressão e de respiração, fazer ainda caminhada nos tapetes ou pedalar na bicicleta.

«Depois de uma cirurgia destas, a nossa disposição, a parte muscular e cardíaca não é a melhor. Este tipo de exercícios, que fazemos aqui, permite-nos recuperar mais rapidamente a qualidade de vida», afirmou o utente aos jornalistas. «Ainda bem que existe este espaço. É agradável e sentimos todos que nos está a fazer bem», acrescentou.

Os pacientes estão constantemente acompanhados e monitorizados pelos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

«Este programa é fundamental quer na recuperação dos doentes, quer na melhoria da qualidade de vida do doente que passa por um evento cardíaco quer, depois, na diminuição da probabilidade de vir a ter um novo evento. Funciona também em termos preventivos», afirmou o Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Ilídio Moreira.

O responsável referiu que, em Portugal, «há ainda poucos centros de reabilitação cardíaca porque é uma área em relação à qual os próprios profissionais não estão muito alertas e vocacionados». Mas, «é fundamental, é tão importante como a medicação ou outros aspetos que fazem parte do tratamento do doente», frisou.

Estes programas «melhoram em muito o prognóstico do doente cardíaco, diminuem as complicações das doenças cardíacas e, em última análise, interferem na mortalidade destes doentes que também diminui». Além disso, a «reabilitação cardíaca diminui custos na saúde e no tratamento cardiovascular», acrescentou o responsável.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a primeira causa de morte em Portugal, apesar de pelo menos 80% das mortes prematuras por estas patologias poderem ser evitadas. Das 35 mil mortes por doenças cardiovasculares, calcula-se que 20 mil sejam por acidentes cerebrovasculares e mil por enfartes do miocárdio.

Instalado na Unidade Hospitalar de Vila Real, que integra o CHTMAD, o centro de reabilitação cardíaca contou com o apoio do programa EDP Solidária, que ajudou na aquisição dos equipamentos e na realização de obras de adaptação. O investimento global rondou os 260 mil euros.

Visite:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – http://chtmad.com/