Instituto Ricardo Jorge integra consórcio europeu que visa promoção de conceito “Uma Só Saúde”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra consórcio europeu que visa promoção de conceito “Uma Só Saúde”

19-02-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus Departamentos de Doenças Infeciosas, de Alimentação e Nutrição e de Epidemiologia, integra um consórcio europeu que tem como principal objetivo promover o conceito de “Uma Só Saúde”. O projeto conta com a participação de 41 laboratórios e centros de investigação europeus, distribuídos por 19 Estados-membros, com reconhecidas funções de referência e que desenvolvem investigação nas áreas da saúde humana, saúde veterinária e alimentação.

Cofinanciado pela Comissão Europeia, no quadro do programa Horizon 2020 – Research and Innovation Framework Programme, o consórcio “One Health EJP” (European Joint Programme) pretende desenvolver uma investigação integrada de forma a alcançar avanços significativos nas áreas de zoonoses transmitidas por alimentos, resistência antimicrobiana e ameaças emergentes.

Tendo em conta o conceito “Prevenção-deteção-resposta”, o projeto “One Health EJP” visa assim reforçar a colaboração entre as várias instituições participantes, promovendo a cooperação transdisciplinar e a integração de atividades através de ações dedicadas, como projetos de investigação e projetos integrativos conjuntos, bem como formação e capacitação.

O consórcio “One Health EJP” irá também interagir com os respetivos ministérios da Saúde, Agricultura e Ambiente dos países participantes, com um Conselho Consultivo Científico Externo e um Comité de Stakeholders, constituído por representantes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), entre outros. Coordenado pela Agência Francesa de Saúde Alimentar, Ambiental e Ocupacional (ANSES), o projeto “One Health EJP” tem início já este mês de fevereiro e terá a duração de cinco anos.

O conceito “Uma Só Saúde” reconhece que a saúde humana está relacionada com a saúde dos animais e do ambiente, ou seja, que a alimentação humana, a alimentação animal, a saúde humana e animal e a contaminação ambiental estão intimamente ligadas. A participação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge neste projeto será uma mais-valia em termos de Saúde Pública, num contexto nacional e internacional, uma vez que irá contribuir para a prevenção e capacitar para a resposta a ameaças emergentes nas áreas citadas, bem como reforçar a interação com institutos congéneres.