Consórcio ICPerMed cria prémio de boas práticas em medicina personalizada – INSA

imagem do post do Consórcio ICPerMed cria prémio de boas práticas em medicina personalizada

20-02-2018

O consórcio internacional para o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa (ICPerMed), do qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge faz parte, decidiu criar um prémio para incentivar e divulgar exemplos de boas práticas em medicina personalizada. Os interessados em concorrer devem apresentar as suas candidaturas até 2 de março.

Podem concorrer ao Prémio ICPerMed autores residentes num dos Estados-membros que integre o consórcio e que tenham publicado trabalhos científicos ou desenvolvido estratégias de boas práticas em medicina personalizada entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017. Os vencedores serão convidados a apresentar os seus trabalhos na Primeira Conferência ICPerMed, que terá lugar em novembro deste ano em Berlim.

Adicionalmente à participação na conferência ICPerMed, será atribuído aos vencedores, num máximo de três trabalhos, um apoio no valor de 500€ para a divulgação dos exemplos de boas práticas em medicina personalizada. Para mais informações sobre o Prémio ICPerMed “Boas Práticas em Medicina Personalizada 2018”, clique aqui.

ICPerMed é um consórcio internacional recentemente criado de mais de 35 instituições e entidades europeias e internacionais, em representação de ministérios da ciência e da saúde, bem como agências de financiamento de investigação e desenvolvimento, que tem como objetivo o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa, através de uma maior coordenação e alinhamento das atividades de investigação. Portugal está representado no ICPerMed pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A medicina personalizada é um modelo de prática médica que integra a caracterização fenotípica e genotípica do indivíduo, ou seja, inclui dados sociodemográficos, ambientais e de estilos de vida e informação clínica e de imagem médica e perfis genéticos, na estimativa da predisposição individual para uma doença e na definição de estratégias preventivas e terapêuticas para cada indivíduo. Outros termos, como medicina de precisão ou medicina de estratificação são utilizados para aludir a este conceito, com diferenças subtis de significado.

Os grandes avanços na implementação da medicina personalizada têm sido feitos essencialmente na área da oncologia e das doenças raras. O diagnóstico molecular da hipercolesterolémia familiar, para identificação de indivíduos com elevado risco cardiovascular e definição de estratégias de prevenção e tratamento, e o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, vulgarmente conhecido como Teste do Pezinho, são dois exemplos de medicina personalizada em doenças raras.