Hospital de Guimarães | Novo tratamento: Técnica inovadora minimamente invasiva permite tratamento de tumores

22/02/2018

O serviço de imagiologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães começou a realizar termoablações percutâneas de lesões, sob controlo imagiológico.

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, extensamente utilizada no tratamento de tumores benignos ou malignos, primários ou metastáticos. Com esta técnica, os efeitos secundários nos doentes são raros, sendo que, na maioria dos casos, o paciente fica em vigilância por 12 a 24 horas, tendo alta clínica no dia seguinte à realização do tratamento.

O procedimento é realizado na sala de tomografia computorizada, sob sedoanalgesia (com apoio de médico anestesista), e dura aproximadamente uma hora. Com esta técnica, é feita uma pequena incisão na pele (cerca de 2 milimetros), não deixando cicatrizes e dispensando tratamentos de penso.

A médica radiologista de intervenção do hospital, Teresa Dionísio, refere que «este procedimento, realizado por um médico radiologista de intervenção, consiste em usar uma corrente alternada de alta frequência produzida por um gerador, aquecendo uma agulha a mais de 60 °C e, assim, causar destruição intencional de proteínas e dano nos tecidos. Para isso, é introduzida uma agulha através da pele até à lesão, sob controlo por ecografia ou tomografia computorizada. As vantagens para os doentes são várias, a rapidez do procedimento e os raros efeitos secundários são exemplos. Mas, acima de tudo, é mais uma ferramenta, mais uma possibilidade terapêutica, que passa a existir quando, por exemplo, não é possível operar alguns tumores».

O hospital prevê um grande potencial de utilização desta técnica, considerando as diversas vantagens do procedimento, bem como a possibilidade de poder ser utilizada para tratamento de uma grande variedade de tumores.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias