O açúcar escondido nos alimentos: campanha nacional de promoção de saúde pública

22/02/2018

O que é que o humorista Herman José, a atriz Joana Solnado e o ator Lourenço Ortigão partilham com o Ministério da Saúde? A vontade de promover a saúde dos portugueses, alertando para os perigos que se podem esconder nos rótulos dos alimentos e para o risco associado ao elevado consumo de açúcar. Por isso, os três aceitaram o desafio de participar na campanha «O açúcar escondido nos alimentos», que será lançada na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2018.

O lançamento desta campanha, financiada pela Direção-Geral da Saúde e validada pela direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, coincide com o dia em que será formalizado um protocolo inédito com as principais estações televisivas do país – RTP, SIC, TVI e Porto Canal.

AcucarLouOrt651

A assinatura deste protocolo, em moldes nunca antes vistos, terá lugar no Palácio da Rocha do Conde d’Óbidos (Cruz Vermelha Portuguesa), no dia 23 de fevereiro, e contará com a presença dos representantes dos quatro canais e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Na base da responsabilidade social, os quatro canais aceitaram passar, em simultâneo, ao longo do ano, mensagens promotoras de saúde pública, sendo a primeira a do açúcar – realizada por André Badalo e produzida pela FunnyHow.

O Ministério da Saúde definiu como um dos seus eixos prioritários de ação a promoção de saúde pública, dando especial ênfase às áreas da promoção da alimentação saudável, luta contra o tabagismo e promoção da atividade física.

E, sendo claro que a mudança de comportamentos se consegue, em grande parte, com educação, o Ministério da Saúde acredita que a aposta na literacia e, neste sentido, em campanhas nacionais de promoção de saúde pública se traduzirá em melhorias nos comportamentos e nos estilos de vida dos portugueses. E, por conseguinte, na saúde de todos.

AcucarJaoSolnado651

Cerca de um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso ou já sofre de obesidade e considerando a população adulta essa percentagem ultrapassa os 50%. Os dados mais recentes mostram ainda que um em cada 10 portugueses sofre de diabetes. É preciso inverter este caminho que está a roubar anos de vida saudáveis aos portugueses. E essa mudança terá de passar, desde logo, por uma alteração nos hábitos de consumo alimentares, como a redução na ingestão de sal, açúcar e gorduras trans.

Para saber mais, consulte:

Programa

One comment on “O açúcar escondido nos alimentos: campanha nacional de promoção de saúde pública”

Comments are closed.