DGS recorda: O sarampo pode ser uma doença grave e a vacinação continua a ser a melhor forma de prevenção

DGS recorda: Vacinação continua a ser a melhor forma de prevenção

Em 2017, foram notificados na Europa mais de 14.000 casos de sarampo, triplicando o número de casos registados no ano anterior. O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave ou mesmo a morte.

Atualmente, em alguns países europeus, continuam a verificar-se surtos de sarampo, em crianças e adultos.

Assim, e como se aproxima a primavera, período em que os movimentos internacionais de cidadãos são mais intensos e o risco de contrair a doença é maior, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda «verifique o Boletim de Vacinas. Se necessário, vacine-se e vacine os seus». O sarampo é um risco para a saúde!

O esquema vacinal recomendado no Programa Nacional de Vacinação é:

  • 12 meses de idade – 1.ª dose de vacina VASPR (sarampo, papeira e rubéola);
  • 5 anos de idade – 2.ª dose de vacina VASPR;
  • Adultos nascidos em 1970 ou depois, que nunca tiveram a doença nem foram vacinados contra o sarampo – 1 dose de vacina VASPR.

A vacinação continua a ser a melhor forma de evitar o sarampo. A Direção-Geral da saúde relembra que, em 2017, verificaram-se, a partir de dois casos importados de outros países, dois surtos de sarampo em Portugal, registando-se 27 casos confirmados e um falecimento. As pessoas não protegidas pela vacinação correm maior risco de contraírem sarampo através do contacto com pessoas doentes ou em período de incubação da doença, provenientes de outros países.

Se for viajar, poderá necessitar de doses adicionais de vacina pelo que deve contactar a sua unidade de saúde ou consultar o seu médico assistente. A vacinação contra o sarampo é efetuada, gratuitamente, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Em caso de dúvidas, contacte o SNS 24 através do número 808 24 24 24.

Visite:

DGS – https://www.dgs.pt/