Instituto Ricardo Jorge integra painel de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra painel de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação

23-02-2018

Paula Palminha (virologista), Maria João Simões (bacteriologista), Ana Paula Rodrigues (médica de saúde pública) e Baltazar Nunes (estatista) integram o painel de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação, em representação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Esta comissão é um grupo consultivo da Direção-Geral da Saúde para recomendação de estratégias apropriadas baseadas na melhor evidência científica disponível sobre o impacte da doença e da vacinação.

Os quatro especialistas dos Departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge passaram a integrar a Comissão Técnica de Vacinação (CTV), após o Governo ter decidido alargar a composição deste grupo com especialistas de várias áreas do conhecimento, atendendo que a vacinação é uma matéria em constante atualização e que exige multidisciplinariedade. Estas alterações foram efetuadas através da publicação da Portaria n.º 94/2018.

O painel de especialistas é ouvido, de forma global, duas vezes por ano, podendo ainda ser convocado pelo seu presidente da CTV ou pelo Diretor-Geral da Saúde. Constituída em 2013, através do Portaria n.º 243/2013, a CTV tem como funções, entre outras, definir, desenvolver, monitorizar e avaliar as estratégias vacinais, no âmbito da política de saúde do País, assim como dar pareceres técnicos sobre a(s) estratégia(s) de vacinação a adotar em relação a cada vacina e sobre o Programa Nacional de Vacinação e respetivas vacinas.

A política de vacinação que Portugal adotou há mais de 50 anos tem permitido evitar e controlar algumas das mais importantes doenças transmissíveis, contribuindo para a redução da morbi-mortalidade por doenças infeciosas e da mortalidade infantil no país. A vacinação é uma das medidas de saúde pública com melhor relação custo-efetividade, previne o aparecimento de doenças, torna possível a sua erradicação, eliminação ou controlo e protege as pessoas de sofrimento e de morte.